DESDE 1994 SERVINDO À COMUNIDADE BRASILEIRA NOS ESTADOS UNIDOS.

Breaking news

Como evitar fraudes

Share

Você conhece o “Federal Trade Commission”? Este é um órgão criado em 1914 com o intuito de evitar práticas comerciais que não sejam profissionais ou que sejam enganosas ou injustas para os consumidores. Com o passar dos anos, o Congresso Americano passou certas leis dando uma autoridade ainda maior a este órgão. Segue uma lista de ações que você pode fazer para evitar cair na mão de agentes fraudulentos.

1) Fique esperto! Ache os impostores.
“Scammers” fingem frequentemente ser alguém em quem você confia, como um funcionário do governo, um membro da família, uma instituição de caridade ou uma empresa que você faz negócios com frequência. Não envie dinheiro, nunca! Não forneça informações pessoais em resposta a um pedido inesperado como um texto, telefone ou e-mail. Quem já não ouviu falar das ligações do “IRS” dizendo que você deve dinheiro a eles?

2) Faça pesquisas on-line.
Digite o nome de uma empresa ou produto colocando palavras-chave como: “reviews”, “complaint” e “ scam” ou procure uma frase que descreva a sua situação, como “IRS call”. Você pode até pesquisar pelos números de telefone e ver se outras pessoas também relataram como “scams”.

3) Não acredite no seu identificador de chamadas.
A tecnologia faz verdadeiros milagres neste setor e nem tudo o que parece ser, realmente é, de maneira que o número que você vê não é sempre real. Se alguém liga pedindo dinheiro ou informações pessoais, desligue se você desconfia que o pedido pode estar vindo de uma fonte que não seja genuína. Ligue para um número oficial que você conhece e comprove.

4) Considere o que você paga.
Os cartões de crédito têm proteção contra fraude incorporada, mas outros métodos de pagamento não. Envio de dinheiro através de serviços como Western Union ou MoneyGram é arriscado porque é quase impossível obter o seu dinheiro de volta no caso de uma fraude. Isso também é verdade para cartões recarregáveis como MoneyPak, Reloadit ou outros do gênero. Escritórios governamentais não exigem que você use este tipo de método de pagamento.

6) Fale com alguém.
Antes de dar dinheiro, informações pessoais, fale com alguém em quem você confia. Golpistas querem que você tome decisões com pressa. Eles podem até ameaçá-lo. Desacelere, confira a história, faça uma pesquisa, procure um especialista. Não resolva nada na pressa.

7) Desligue os robocalls.
Se atender o telefone e ouvir um discurso de vendas gravado, desligue o telefone e relate o acontecido ao FTC. Essas chamadas são ilegais e, muitas vezes, os produtos são falsos também. Não pressione 1 para falar com uma pessoa ou para ser retirado da lista pois, na verdade, isto poderia levar a mais chamadas.
8) Seja cético sobre as ofertas de avaliação gratuita.
Algumas empresas usam este método para fazê-lo se inscrever para os produtos e cobrarem uma taxa automática todo mês até você cancelar. Antes de você concordar com um teste gratuito, pesquise a empresa e leia a política de cancelamento. E sempre reveja os seus extratos de banco e de cartão de crédito. Se você não reconhece, aja imediatamente!

9) Não deposite um cheque com promessa de receber dinheiro de volta.
Por lei, os bancos devem liberar o dinheiro em cheques depositados em um prazo pequeno e descobrir um cheque falso pode levar semanas. Se o cheque que você depositou for falso, você será responsável pelo reembolso do banco. E neste conto da “ carochinha”, muita gente já caiu…

10) Inscreva-se para receber alertas de fraude grátis.
Obtenha as dicas e conselhos mais recentes sobre fraudes enviadas diretamente no seu email, através do site www.ftc.gov/scams. E, em caso de queixas, ligue para 877-382-4357.

Boa semana a todos!

Baixe nosso app:

Comments

comments

Share

Tags: ,,,

Claudia Fehribach
Claudia Fehribach
Carioca, formada em Artes pela Universidade do Rio de Janeiro. Conselheira financeira especialista em orçamento, aconselhamento de crédito pessoal e hipotecas reversas. Atua na empresa DebtHelper.com. Envie sua dúvida por email.
210