Veterinários Especialistas nos Estados Unidos

Assim como a medicina humana, a medicina veterinária tem crescido cada vez mais em todo o mundo. Hoje temos um número grande de médicos veterinários especializados em uma única área ou espécie animal. Essa procura pela especialização é uma notícia muito boa para a saúde de nossos animais. O médico veterinário possui um leque de atuação muito extenso que inclui medicina e cirurgia de várias espécies de animais, inspeção de produtos de origem animal, medicina preventiva, controle de zoonoses (doenças transmitidas de animais para pessoas), produção e saúde pública, para citar algumas. Diante deste vasto campo de atuação, a especialização oferece os recursos necessários para que possamos nos aprimorar e dominar uma determinada área e oferecer um serviço de alta qualidade.

Para quem vive nos Estados Unidos, a medicina veterinária de pequenos animais (cães e gatos) possui uma grande quantidade de especialistas, não tanto como na medicina humana, mas o campo da especialização em medicina veterinária cresce cada vez mais. Hoje temos veterinários especializados em diversas áreas da medicina como cardiologia, neurologia, dermatologia, oncologia, medicina interna e cirurgia. Existem também especialistas para uma espécie de animal específica, como por exemplo especialistas em aves e mamíferos exóticos, cavalos e animais de fazenda. Uma outra especialidade mais recente que vem ganhando cada vez mais espaço na medicina veterinária são os especialistas em comportamento animal. Esses veterinários ajudam animais que possuem problemas comportamentais como ansiedade de separação, agressividade e fobias como medo de trovões e fogos de artifício.

Para se tornar um especialista, o veterinário precisa passar por um extenso treinamento que pode levar 3 a 5 anos de pós-graduação seguido de um rigoroso exame. Essas certificações são administradas por organizações conhecidas como “boards” como por exemplo o American College of Veterinary Internal Medicine (ACVIM), que certifica especialistas nas áreas de cardiologia, neurologia e medicina interna. O veterinário especialista é conhecido como “boarded” ou “board-certified”.

O tipo de especialidade de cada veterinário é designada através de siglas após seu nome. Uma vez certificado, os especialistas são identificados como “diplomates”, abreviado “dipl.”, seguido das iniciais do “board” que o certificou. Por exemplo, um veterinário cardiologista tem as seguintes siglas após seu nome “DVM, Dipl. ACVIM (Cardiology)”. Um
veterinário especialista em aves é identificado com as siglas “DVM, Dipl. ABVP (Avian Practice).

Até alguns anos atrás, veterinários especialistas eram encontrados apenas em universidades, limitando muito o acesso para pessoas que moram longe dos centros universitários. Hoje em dia, muitos centros urbanos possuem veterinários especialistas independentes que oferecem serviços para donos de animais e também consultoria para veterinários não especialistas, conhecidos como generalistas (GP ? General Practitioner).

A relação entre o seu veterinário e o veterinário especialista é de cooperação e confiança. O veterinário que cuida dos seus animais irá muitas vezes consultar ou indicar um especialista sabendo que ao término do tratamento o especialista irá lhe mandar de volta para seu veterinário original. Ao mesmo tempo, donos de animais também podem, a qualquer momento, solicitar uma consulta com um veterinário especialista. A solicitação deve ser feita através do seu veterinário e é muito bem aceita pela maioria deles.

Se você possui uma relação aberta com seu veterinário, solicitar a opinião de um especialista nunca é um problema e tão pouco demonstra que você está questionando sua capacidade, muito pelo contrário, demonstra que você se importa com seu animal e quer a ajuda de um especialista.

Publicado em Colunas, Saúde Animal por Dr. Luiz Bolfer. Marque Link Permanente.

Sobre Dr. Luiz Bolfer

Dr. Luiz Bolfer formou-se em Medicina Veterinária no Brasil e mudou-se para os Estados Unidos para se especializar em Cardiologia, Emergência e Cuidados Intensivos em cães e gatos. Completou 12 meses de Internato em Clínica Médica e Cirúrgica Veterinária na Universidade de Illinois. Atualmente é Residente em Emergência e Cuidados Intensivos no Centro Médico Veterinário da Universidade da Flórida em Gainesville.

5 ideias sobre “Veterinários Especialistas nos Estados Unidos

  1. Tenho um cão da raça lhama apso fêmea com 08 anos ela caiu e esta com uma contusão no ombro e punho esquerdo, estou em Miami com ela e gostaria de saber um especialista ortopedista porque no Brasil onde moro em Ribeirao Preto / S.P. Nao fiquei satisfeita com os profissionais que consultei . Se vocês tiverem especialista nesta area por favor entrem em contato via email ou por celular 786 366.2283 ( Antônio ) meu esposo tenho urgência em resolver este problema da minha cachorrinha pois fazem 3 meses e ela nao coloca a patinha no chão . Fico no aguardo

  2. Oi
    Eu sou estudante de veterinaria aqui no Brasil, e pretendo fazer residência nos EUA na area de pequenos, voce pode me indicar quais sao as melhores universidades nessa area?

  3. Por favor estou a procura de um veterinario que seja credenciado no laboratório dos Estados Unidos, Pois preciso fazer exame de sorologia, em meu cão.E o diagnostico tem que ser feito nos Estados Unidos. Pois preciso viajar e sem este resultado meu cãozinho de estimação não poderá entrar no País.
    aguardo resposta.
    obrigada, Luciene

    • Olá Luciene,

      Eu não sei qual exame você está se referindo pois sorologia é o tipo de exame e serve para diversos exames diferentes. Mas seja qual for o exame procure por um veterinário no Brasil pois eu desconheço a necessidade de se fazer qualquer exame nos EUA para você poder viajar com seu animal. Procure por um veterinário que está acostumado a emitir certificado de saúde para animais.

      Boa sorte
      Luiz

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>