Úlcera de Córnea em cães – Saúde Animal

Uma das condições mais comum em oftalmologia veterinária é a úlcera de córnea. Ainda mais comum do que úlceras de córnea é o “olho vermelho”, que pode ser secundário à ulcera de córnea. O “Olho vermelho” é uma condição onde a conjuntiva fica inflamada e às vezes forma edema ou “chemosis”. Com o tempo, o olho começa a lacrimejar e a doer fazendo com que o proprietário procure por cuidados médicos.

A úlcera de córnea acontece quando algo “arranha” a superfície do olho. As condições mais comuns incluem contato com plantas e galhos de árvore, arranhão por um outro animal (especialmente gatos) ou por si mesmo (ao coçar ou esfregar o olho contra móveis e chão), produtos químicos e corpo estranho.

Um colírio corante especial é utilizado pelo veterinário para confirmar a lesão (úlcera) de córnea. Quando a córnea está danificada, esse colírio colante se adere ao redor da lesão corando apenas a região afetada.

O “Olho vermelho” é uma condição onde a conjuntiva fica inflamada e às vezes forma edema ou “chemosis”.

Uma úlcera de córnea não complicada deve ser capaz de se regenerar facilmente. Uma vez que a córnea danificada está sujeita a infecções, um antibiótico local é aplicado até 4 vezes por dia. A segunda parte do tratamento é o alívio e controle da dor. Isso é feito com a aplicação de um colírio que reduz a contração e espasmos da pupila uma vez que essa é a responsável pela dor. Essa medicação causa a dilatação da pupila e por isso alguns animais ficam mais sensíveis à luz enquanto usam essa medicação.

Após o emprego do tratamento, o ideal é reavaliar a córnea com o corante em uma semana para comparar e ver se o tratamento está adequado. Em algumas condições, o tratamento médico falha sendo necessário fazer cirurgia. Uma técnica cirúrgica que vem ganhando popularidade nos último anos, chamada Keratectomy, é a cirurgia de preferência na maioria dos casos de úlceras não tão complicadas, essa técnica envolve o uso de uma agulha para “arranhar” a córnea em linhas cruzadas fazendo com que a cicatrização ocorra entre as linhas até a córnea.

Existem muitas outras técnicas cirúrgicas disponíveis especialmente para lesões de córnea mais complexas e severas. A identificação da úlcera e o tratamento precoce é o melhor remédio para salvar o olho do seu animal de estimação. É importante lembrar que nem sempre conseguimos ver a úlcera, por isso é importante levar seu animal para o veterinário sempre que ele apresente sinais como lacrimejamento, dor no olho, coceira no olho contra móveis e contra o chão e apresentar “olho vermelho”.

Publicado em Colunas, Saúde Animal por Dr. Luiz Bolfer. Marque Link Permanente.

Sobre Dr. Luiz Bolfer

Dr. Luiz Bolfer formou-se em Medicina Veterinária no Brasil e mudou-se para os Estados Unidos para se especializar em Cardiologia, Emergência e Cuidados Intensivos em cães e gatos. Completou 12 meses de Internato em Clínica Médica e Cirúrgica Veterinária na Universidade de Illinois. Atualmente é Residente em Emergência e Cuidados Intensivos no Centro Médico Veterinário da Universidade da Flórida em Gainesville.

133 ideias sobre “Úlcera de Córnea em cães – Saúde Animal

  1. Boa Tarde, preciso de um ajuda. Eu perdi uma cachorra com cinomose esse semana. Na mesma época que esta cachorra fico doente, minha outra cachorra apresentou problema nas vistas diagnosticada com ulcera nas vistas , como ela fico com as vistas inflamada ela machucou com a patinha furando uma vista. A veterinária passou colírio(tobramicina) e pomada(Regenom) , mais a vista dela continua a piorar . Já gastei muito e não sei mais o que fazer

  2. Ola. Minha cachorrinha tem apenas 4 meses e parece q deu uma especie de catarata nela, pois o olho esta vermelho em volta e com a bolinha branca. Infelizmente não tenho como levar ela ao veterinario, então queria saber q cuidado eu devo tomar e se corre o risco de ela ficar cega do outro olho tbm? Obrigado

  3. Ola. Minha cachorrinha tem apenas 4 meses e ela ficou com o olho vermelho e com a bolinha branca, acho q ela ficou com catarata ou coisa assim. Gostaria de saber se ela corre o risco de ficar cega no outro olho também??? Pois não tenho condições de pagar um veterinário. Por favor me ajude

  4. Oi,boa tarde Doutor.. Pelo amor de Deus me ajude.. Tenho uma pug de 1 ano e 5 meses ,esta com o olho esquerdo furado minha Shit-zu brincando feriu estou nervosa pois ela está com os olhos inchados e saindo muito pús ou arremela ,uma secreção verde grossa,não sei o que fazer fui fazer uma consulta me cobraram 230 só pra olhar ,nao da pra comprar os remédios e pagar a consulta ao mesmo tempo. Me ajude o que devo fazer o que devo dar ,OBS: ela esta prenha tbm tenho medo de dar qualquer coisa e prejudicar os filhotes dela.. POR FAVOR ME AJUDE..

  5. Oi, tenho 13 anos e tenho dois gatos um casal , e o Macho está com o olho direito fechado e saindo muita remela. Bem tudo começou quando ele passou uma noite fora , e no outro dia quando ele voltou ele tava com o olho fechado , bem eu achei que ele tinha levado alguma patada no meio de uma briga pois ele tava cheio de manchas de sangue e deixei pra lá , porém conforme foi passando os dias o olho começou a lacrimejar bastante e ficou todo vermelho e fechado , e agora ta lacrimejando , vermelho , e está assim há mais de uma semana , e hj quando fui olhar estava ficando meio branco como se ele estivesse começando a ficar cego ! por favor me ajuda não tenho dinheiro para levar ele em uma veterinário pois aqui em Recife é muito caro.

    PFV ME AJUDA !

    • Use colirio clorafenicol 3 vezes ao dia durante 7 dias e banamine durante 5 cinco para dor. Meu cachorro estava exatamente igual ao seu, e minha vet. mandou fazer isso deu ele melhorou.

    • Ola!
      Sera que alguem pode me ajudar??? minha gata sofreu uma lesao no olho e agora esta branco como clara de ovo!!! Olho ficou opaco e tem uma mancha branca…

  6. alguem pode me dizer se o substituto de lagrimas “TEARS” que é de uso veterinário é o mesmo doque o fresh tears substituto de lágrimas também que é de uso humano!!!

    pois o de uso animal é R$¨68,00 e o outro é 27,00

  7. Há três meses mandei o meu cachorro shi tus para banhar num pet shop, porém, não notei nadauma semana depois fui fazer carinho nele e percebi um pequeno furo em seu olho, estava azulado, fui a um petshop que me indicou um spray Neotopic SM usei e desapareceram os sintomas…Agora retornou novamente e desta feita nos dois olhos do cachorro, consultei com um vetrinario que disse que o cachorro estava com ulcera na corneia e indicou dois colírios para serem passados 05 vezes ao dia, são eles tobramicina e lacribell. Tem praticamente tres dias que estouusando e até o momento não tem surtido efeito…Estou desresperada…

  8. Olar tenho uma yorkshire de 3 meses eu ganhei ela com dois meses e 15 dias de vida desde que ganhei ela os olhos dela saem segresao amarelas parecendo “pus ” limpo diariamente com soro fisiológico o veterinário passou pra mim limpar sempre ki estiver saindo qui e pq o tempo onde eu moro esta seco só ki tem dias ki sai tanto ki os olhos dela ficam pregados Nao sei mais Oq fazer isto e normal pela raça ou e por causa do tempo MSM …

  9. Olá, Dr.! Minha pug de 8 meses teve úlcera de cornea quando tinha 2 meses. Porém hoje ela amanheceu com os olhinhos azulado (esbranquiçado) e vermwlho ao redor… Fiquei nervosa, pois parecia cegueira ou catarata!! A veterinária disse que é a cicatrização da úlcera que ela teve e passou dois colírios: o STILL (inclusive estava lendo aqui e vi que não é indicado para isto) e oZYMAR! Ela falou que, caso a cor n volte ao normal, será preciso fazer uma espécie de “raspagem” comm o Oftalmo! No caso, é isso mesmo o que ela disse, um processo cicatrização ou uma nova lesão?? E sobre o Still?? Obrigada pela atenção!

  10. Boa Tarde a todos !

    Venho por meio desse e-mael pedir que me ajude,
    recentemente pegue uma cachorra na rua pra cuidar, porem com o passar dos dias notei que seu olho estava azulado, dai então levei onde vende bichos e me passaram um spray pra infecções, no momento passou, porem depois voltou o sintoma, já não sei o que faço é tenho medo dela fica cega,um dia ela estava com os dois olhos azulão que pensei q estava já cega . to preocupada, quem poder me ajudar agradeço .

  11. Olá Dr Luiz

    O ciprovet substitui o tobramax no tratamento de ulcera de córnea ?
    Não encontro o tobramax em lugar nenhum o colírio desapareceu do mercado, em alguns locais me disseram que saiu de mercado devido a problemas com o ministério da agricultura.

    Obrigado

  12. Bom dia Doutor,
    Tenho uma York de 6 anos e essa semana foi tomar banho com cetaconazol no pet shop e retornou com o olho fechado. Voltei la é a veterinária responsável aplicou uma solução que colore o olho da cachorra e detecta ulcera. O olho ficou todo verde e ela aplicou o colírio still. No outro dia o olho amanheceu opaco e corri e levei na minha veterinária de confiança, uma vez que na minha cidade não tem especialista. Ela falou que o problema foi causado por xampu que ficou no olhinho dela e recomendou limpar com agua boricada gelada e aplicar 2 gotas de lacribell 3 x ao dia, 2 gotas de murigell 3 x ao dia e a noite aplicar epitezan. Estou tratando a dois dias somente porém não vejo melhora alguma, ela continua com o olhinho mais fechado e a coloração meio cinza, opaca. O tratamento esta correto? O olho voltará a coloração normal?
    Aguardo resposta! Muito obrigada!

  13. Meu gato teve q passar por uma cirurgia de retirada do olho, depois de 11 dias de cirurgia, houve infeção no local, precisou retirar os pontos assim mesmo, preciso saber se olho dele fecha assim mesmo, pois estou fazendo curativos com o olho aberto!!! Ajudem-me por favor!

  14. tenho um shih tzu de 30 dias um olhinho dele ficou com uma mancha azulada em todo olho notei que tem um pontinho vermelho tambem que remedio coloco

  15. Oi boa noite,
    minha cachorrinha semana passada vinha apresentando remela nos olhos e aos três dias atrás os olhinhos dela ficaram inchado, vermelhado e ela quase não abre, o que devo fazer por favor me ajude não tenho condições financeiras pra leva-la no veterinario?

    • OLA PRECISO MUITO DA AJUDA DE UM VETERINARIO, POI TENHO UM PINCHE, E ELE ESTA QUASE CEGO, COMERÇOU COM UMA NEVENO OLHO E FICOU VERMELHO E COMO SE O OLHO ESTA ESTUFADO PRA FORA, O Q DEVE FAZER, NAO TENHO CONDIÇOES PRA LEVALO EM UM VETETINARIO E AGORA O OUTRU OLHO ESTA FICANDO TAMBEM, ME INDIQUEM UM COLIRIO , POR FAVOR ME AJUDE.

      • Você tem que comprar 3 colírios, são eles: tobramicina (tobrex), EDTA e Cetrolac.
        Aplique o Tobrex e o Cetrolac nos dois olhos 5 vezes ao dia, com intervalo de pelo menos 5 minutos o Edta você aplica quantas vezes conseguir mais que 5 vezes ao dia.

        E após uma semana já verá uma grande melhora se a mesma não acontecer, ai é caso cirúrgico. Boa sorte e que Deus abençoe seu cachorrinho e você.

  16. Olá doutor vim parabeniza-lo pela coluna e Como veterinária gostaria de focar na imensa quantidade de pedidos de consulta Online. É triste ver isso.
    Grande abraço, Mariana

  17. Oi bom dia tenho uma cachorrinha shitzu de 10
    Meses ela está com ucera de córnea estou colocando
    Colírio mais não está acendo melhora tem outra
    Medicadas que posso tomar para melhora dela ass:Mônica

  18. Boa tarde, meu pitbull de 8 anos está com a boca do lado esquerdo caida, tipo, a boca do animal quando se abre fica uma volta pra dentro e de uns tempos pra ca ela esta meio que pra fora e quando ele come a comida as vezes cai, e hoje reparei que ele não fecha o olho esquerdo pra dormir e esta meio avermelhado, por favor o que posso fazer de imediato pra poder resolver isso ? Obrigado desde já !

  19. Boa tarde, Dr. Luiz!
    Meu Shi Tzu foi diagnosticado com úlcera de córnea e foi prescrito para ele o colírio EDTA 0.35%.
    Moro em Ssa e tive q vir pro Rio antes da compra do colírio, mas não estou encontrando por aqui.
    Seria possível me dizer aonde encontro esse colírio? Estou muito preocupada com meu cão!!
    Estou hospedada em Jacarepaguá.
    Aguardo retorno.
    Patricia.

    • Oi Patricia
      Este colirio e o Acetilcisteina 10%, pra ulceras da cornea, vendem aqui em SP, eles entregam, nao sei se onde vc mora, mas pode tentar; sao colirios manipulados, o nome do local é OPHTALMOS, eu comprei nesta semana e paguei R$39,00 + R$13 do frete;
      O telefone deles é: 3488-3788.
      Estes são os unicos colirios q realmente resolvem o problema.
      Boa sorte!

  20. Olá, então. Esses dias eu ganhei uma cadela e depois de alguns dias eu percebi que no olho dela tinha umas manchas brancas, até pensei que era cega, mas ela enxerga todos os meus movimentos e quando movo o dedo pra um lado e o outro ela segue certo! E também notei que ela dorme de olho aberto, é da raça shit zua. E como andei lendo sobre, ela é muito sensível nos olhos. Poderia me ajudar urgente? Será que ela corre risco de ficar cega? Obrigada.

  21. ola, meu gato esta com o olho machucado, ele não tem nem o olho mais, parece até que foi arrancado, não sei se foi briga com outros gatos ou pedrada, não posso levar ele no veterinario no momento, por favor me ajude, me indique um remedio pra mim comprar e por no olhindo dele pra sarar :( desde ja obrigado

  22. Meu cãozinho está com olhos vermelho e quase não abre.No começo parecia conjuntivite então o veterinario passou o colirio UCB ,usei dois vidrinhos,melhorava, mas depois de alguns dias voltava e agora ela está com os olhos fechadinhos vermelhos e ao redor dos olhos tbm está avermelhado.Hoje a levamos ao veterinário e ele suspendeu o UCB e receitou TERRA-CORTRIL SPRAY,gostaria de saber se está correto,pois nos comentários anteriores, não vi ninguém que tenha feito uso dele.Obrigada!

    • Olá, nao sou veterinaria mas meu cão esta com um problema parecido com o do seu cão…. no caso do meu foi diagnosticado PRESSÃO ALTA…. isso acaba degenerando os olhos…. outra cadelinha minha tem CERATOCONJUNTIVITE SECA ….
      boa sorte!

  23. olá dr. Minha cachorrinha York foi atropelada , teve um traumatismo crânio encefálico , ficou a beira da morte , depois de 5 dias internada voltou para casa , já está andando , se alimentando bem , fez acupuntura . Praticamente sem sequelas , porém na quinta feira agora ela amanheceu com o olho grudado e uma ulcera muito grande , fez ontem a cirurgia flap para tentar preservar o globo ocular . Queria saber se esse procedimento está correto e se há possibilidade de voltar a enxergar . está tomando zelotril , maxicam , dorless e colírio acetilcisteina (ophtalmos) , vigamox e ocular . obrigada !!!

    • Oi Luciana, tbm tenho uma shi tzu esta com ulcera e uveite, tbm fez o flap , só q antes de fazer ela estava bem se alimentando, depois q fez o flap de terceira córnea parece q piorou não come só fica isolada, estou com medo, acho q vou levar no veterinário p retirar, entre em contato comigo pra conversarmos a respeito dos colírios remédios e efeitos… Obrigada francislainebvp@hotmail.com

  24. Olá! Dr. Luiz Bolfer Bom dia ! eu fiz um comentario sobre minha sharpei no dia ( 9 de julho de 2013 às 8:27 pm ) levei minha sharpei para revisão no dia 13 de julho estava fazendo 7 dias de uso do colírio ciprovet , ele olhou a vista da Maggie e viu que o colírio não estava dando nenhum resultado, então ele logo me encamiou a um oftalmologista com urgência , essa clinica fica na tijuca ,chegando lá a Dra. examinou as vista da Maggie de toda as forma,ela passou 3 colírios .
    1º, Vigamox 1 gota ambos os olhos 6 vezes ao dia durante 21 dias
    2º,Atropina 1 gota no olho esquerdo ( o que estar com a Úcera) em dia alternados durante os primeiros 10 dias
    3ºOptive 1 gota ambos os olhos n vezes ao dia uso contínuo
    hoje com 12 dias de uso minha sharpei estar com a vista bém melhor em vista de antes posso dizer ótimas mesmo com uma delas a esquerda com Úcera , pois ela anda com as vistas bem aberta ,não estar mais remelando , avermelhadas , jamais pensei que passaria por essa esperiência , mas graças a Deus ele sempre estar no controle de tudo , e nos em via pessoas certas para cuidar dos nossos animais, jente se você tem um animal de estimação , não importa se é de raça pura, raça misturada , viralata , um gato, percebeu algo estranho neles estar agitado, não abre os olhos direito vive mais fechado que aberto , começou a coçar de repente , ou estar meio azulado , avermelhado , remelando fez alguma cirurgia nas vista , e que essa cirurgia possa levar seu animal perder glândulas lacrimais ou alguns % de produzir lagrimas e apresenta alguns desses citomas leve logo a uma clinica veterinaria ,que tenha oftalmologista para que o tratamento comece rapido e vc tenha mais chance de salvar as vista do seu animal , um animal doente sofrendo em casa vc sofre junto com ele , a primeira coisa que vc pode fazer se teu bichinho apresenta algum desses sintomas citados é colocar o colar para protejer os olhos ate vc levar ao oftalmologista e vc ter certeza do que seu bichinho tem nos olhos , pois uma úcera de cornea perfurada não é nada bom ,e não use nem um dos colírios que eu estou usando na minha cachorrinha e nem os que outras pessoas comentou ou que seu vizinho usou nos seus bichos e teve resultado , pois ao invés de vc ajudar seus animais vc estar prejudicando ainda mais , lembre-se cada caso é um caso use somente aquilo que o oftal recitar ,se caso não tem como socorrer na hora pois a consulta é cara ou a clinica que tem oftal é longe a passagem não vai dar de ida e volta leve em seu veterinario de confiança ele ira fazer os primeiros socorro e dai vc irar dar partida a um oftal quem sabe ele tenha um de confiança e te em caminhe mais perto pra vc …

  25. olá boa noite !tenho uma sharpei de 5 meses ,ela fez uma cirurgia na vista esquerda retirada de olho de cereja ,pois hoje faz 2 semanas e 4 dias e fomos levar ela no veterinário pois ela estava coçando muito a vista que foi operada e descobrimos que ela estar com úlcera , o veterinário passou um colírio ciprovet pra passar 2 vezes ao dia durante 14 dias , gostaria de saber se tem cirurgia pra úlcera de córnea, pois o veterinário disse que não existe e lendo a coluna saúde animal percebi que em alguns caso fazem sim a cirurgia? mais como saber em que caso precisa de cirurgia?

  26. Boa noite, meu Labrador faz uns 2meses que ele esta Olhos vermelhos (conjuntiva vermelha e inflamada), a parte de cima de dentro do olho esta vermelha e inchada, já fiz uso de colírio maxitrol, antimicrobiano e anti-inflamatório spray, estou atualmente usando anti-inflamatório corticoide comprimido (dexagard) e enronew 150mg Antibiótico de amplo espectro, mas nada até agora deu resultado!!!! Vc pode me ajudar???? Obrigada. Recentemente ele teve Erliquiose.

  27. Olá, Tenho um poodle com 12 anos e notei que estava saindo uma secreção esverdeada no olho, mas não estava vermelho. No segundo dia o olho dele ficou bem vermelho e sem secreção, porém durante a tarde a vermelhidão foi sumindo. No terceiro dia, amanheceu cheio de secreção esverdeada e com olho bem vermelho e o olho meio “inchado” fechando…e o levei imediatamente para a veterinária que o examinou e disse que parecia que olho estava com um pouco de pressão (nenhum exame foi feito). Foi receitado 2 gotas do colírio Ciprovet de 12 em 12h durante 7 dias e limpar com soro fisiológico sempre que aparecer secreção e antes de aplicar o colírio. Depois que passei o colírio, no segundo dia já não havia quase mais nenhuma secreção, porém a vermelhidão continuava…e conforme os dias passavam o vermelho estava clareando pouco a pouco. Já se passaram 7 dias e a vermelhidão melhorou, mas não totalmente. Será que posso usar mais tempo este colírio? O tratamento da conjuntivite demora mesmo? Não consegui horário ainda na veterinária. Será que eu continuo com o colírio ciprovet e passo mais algum tipo de colírio em conjunto, como o tears ou viscotears enquanto não consigo marcar a consulta (para dar uma proteção maior?) ??? Estou preocupada…
    Desde já agradeço, Att, Karen

  28. Olá, gostaria muito de ajuda , meu shih tzu está com úlcera.
    Compramos os remédios (ciprovet e uma pomada) recomendadas pelo veterinário, porém estou desesperada porque não consigo seguir o tratamento , meu cachorro é muito brabo, já tentei de todas as maneiras aplicar os remédios, ele fica muito nervoso nos avança, não sei mais o que fazer porque precisa-se aplicar duas vezes ao dia. Existe alguma forma, algum calmante não sei que possa dar para o meu cachorrinho para que eu possa aplicar os remédios? agradeço muito a ajuda.

    • Olha,pede ajuda para alguem segurar firme a boca dele,para ele nao te morder.Tambem tenho um yorkshire que está com esse mesmo problema nos dois olhos.E estou usando pomada ciloxan,só que o meu cachorrinho é bem mancinho.Fica com Deus,desejo melhoras para seu caozinho!!!!!

  29. Ola Dr tenho uma pug de 3 meses q se machucou ontem,bateu o olho na parede brincando,levei hj no veterinario,e foi passado still colirio,o olhinho dela ja abriu um pouco so q esta uma cor azulada,o q seria isso? Tem perigo dela ficar cega? Valeria

  30. a minha cachorra shytzu, dirrepente apareceu uma manchinha transparente em um dos ollhos, ela não sente nada no olho normal, mas quero saber se é ulcera e qual antibiotico posso da aela…..

  31. Minha irmã tem uma shitzu que foi diagnosticada recentemente com ulcera nos dois olhinhos. O olho direito tentamos todos os tipos de tratamento existentes para esse tipo de lesão na córnea, contudo sem sucesso, tendo em vista que perdeu totalmente a visão nesse olhinho, que passou por três cirurgias sem nenhum resultado. No olho esquerdo o tratamento vem sendo o mesmo, contudo não operamos, estamos usando os colírios ciprovet de 30 em 30 minutos, ocufen de 8 em 8 horas, fresh tears antes dos colírios e o PRP, que consiste basicamente no sangue dela manipulado em laboratório, sendo este considerado o melhor e ultimo tratamento para ulcera de córnea. Via oral ela está tomando synulox, dorless, dipirona, gaviz e maxicam. Sugiro a todos que tentem descobrir a causa da ulcera, sendo que na causa da nossa Tutti foram cílios ectópicos não extraídos em tempo hábil que lesionou demais a córnea causando a ulcera. Cílios ectópicos consistem basicamente em cílios que nascem para dentro. Existem outras causas para o aparecimento de ulceras, tais como derramar sabão no banho, excesso de vento nos olhos do animal, entre outros. Nossos animais precisam ser diagnosticados por veterinários competentes e capacitados. Me coloco a disposição para tirar dúvidas, não sou veterinário mais fiz todo o procedimento na Tutti.
    Att,
    Thais Fioreze.

  32. Bom dia Doutor, olha eu tenho um pittbull ele está com 2 meses e ontem do nada o olho dele ficou inflamado e hoje amanheceu todo Branco parece que ele esta cego, quero saber se tem tratamento e se corre o risco do outro olho ficar danificado tambem, desde já agradeço um abraço.

  33. Olá Dr.
    O meu cachorrinho tem 7 anos a raça dele Daschund
    Ele está com úlcera de cornéa,o tratamento dele começou 08/02/13
    Com os seguintes medicamentos:
    Clorofencicol,Still,Genteal,Celfalexina,Citroprofeno e a Pomada
    Ele começou a usar a coleira,desde então ficou muito triste,caidinho
    Ele está sem apetite,está perdendo peso… o qu eu faço para ele voltar a comer
    Estou morrendo de pena dele tadinho,eu sei que está sentind muita dor,febre…
    Mas ele tem que comer.
    A médica que está cuidando dele suspeitou de Cinomose,foi feito o teste duas vezes graças à Deus deu negativo.
    Eu não mais o que fazer para ele voltar a se alimentar e se animar.

    Aguardo a sua resposta e agradeço desde já.
    Dayane.

    • Oi, tente mudar os medicamentos dele. Fiz várias pesquisas qdo nossa cachorrinha foi diagnosticada com ulcera nos dois olhos, mais nenhum desses citados por você são usualmente usados para esse tratamento. Fale com seu vet e tente os seguintes: dorless, maxicam e dipirona para dor, via oral. Colírios ciprovet, fresh tears e ocufen. Por fim synulox para infecção caso ela tenha. Importante! Verifique antes com seu veterinários pq não sabemos o estado dela. Nossa cachorrinha tem dor qd fica sem tomar os remédios, mais ela se alimenta normalmente. Adora agua de coco para hidratar. Ofereca bem geladinha.
      Att,
      Thais Fioreze.

      • Oi,meu cao tem ulcera nu olho direito e ceratite no olho esquerdo estou usando maxifloxacino no direito e tears,tobrex e colirio cetrolac,nao vejo melhoras,apenas a doença estacionou.Fiz encomenda de amicacina injetavel e cefazolina ou ceftazidma que sao antibioticos mais potentes e podem ser misturados com soro e ou lagrima artificial para serem usados como colirios.Mas é muito dificil encontrar estes medicamentos nas farmacias.

  34. Olá, há 10 dias, meu Cão (Boston Terrier) passou por uma cirurgia simples para colocar a membrana (3ra pálpebra) no lugar. Porém, terminada a cirurgia, ele não acordou. Ficou completamente inconsciente, por quase 48h. Fui informada que ele recebeu uma dose extra de Diazepan no pre anestésico e só conseguimos fazê-lo “voltar” com o antagonista do Diazepam, o flumazenil. Tudo estaria muito bem, se ele tivesse não tivesse voltado apresentando uma cegueira, sem resposta pupilar, em ambos os olhos, aparentemente do nada. Percebemos também que, embora se caminhar seja firme, muitas vezes ele simplesmente gira varias vezes num circulo sem fim, sempre para o lado esquerdo. O Veterinario responsável pela cirurgia jura por tudo que ele não sofreu trauma algum, que possa ter gerado dano cerebral, mas ta difícil acreditar. Levei meu cachorro altura clinica e o novo Veterinario acredita se tratar de de um caso raro de Glaucoma, já que meu cão tem apenas 3 meses, e receitou para ele o seguinte: Timolol (colírio), Furosemida 40mg e Alcort 5mg, durante 5 dias, mas estamos a um dia de completar o tratamento sem nenhuma mudança.
    Meu cão consegue comer sozinho (o apetite dele continua ótimo), bebe água sozinho, faz suas necessidades sem problema algum, e sua audicao continua excelente, porém, mostra-se apático a tudo e todos, dorme 70% do dia e não responde mais aos nossos chamados.
    Se o senhor, doutor, souber de algo mais que possamos fazer por ele, e puder nos ajudar, POR FAVOR, nos ilumine.
    Ele era a alegria da nossa casa.
    Obrigada,
    Paula Araújo

  35. Ola, um lhasa apso da minha vizinha tah com úlcera e nós não sabemos nada sobre isso.
    ALGUÉM PODE ME INFORMAR QUANDO MAIS OU MENOS Q FICA O TRATAMENTO E QUANTO TEMPO DEMORA?? POR FAVOR, ESTOU MORRENDO DE PENA DELE.

    –>> se souber me mande um email : samarahelena1@hotmail.com OBRIGADA DESDE JAH!!

    • Bom Dia !
      Tenho um PUG de 6 meses ele esta com Ulcera, leve em uma VET ela passou TOBREX e Still para passar nele duas vezes ao dia, fiquei passando e saiu a mancha meia azulada do olho dele mais voltou mais dessa vez voltou vermelho com mandas brancas, esta lagrimejando muito, ele não esta comendo de maneira nenhuma nem o biscoito que ele tanto adora ele quer :( Mais enfim oque eu faço me socorre é horrivel voce ver ser bebe ali triste logo o pug que adora brincar, é caso de cirurgia ? o tratamento é caro ? quero cuidar do meu bebe mais esses colirios nao estao fazendo efeito =/ Vou levar ele o Oft. mais antes queria sua ajuda sua opiniao. Por favor me ajuda :(

    • Olá Sama…. entao pro tartamento de ulcera nos olhos o ideal é leva-lo ao vet pra se passar o medicamento correto…a minha cachorrinha teve e pinguei colirio citrovet 4 x ao dia durante 10 dias…. e sempre deixando com o colar pra ela mesma nao se arrnahar e piorar… a pomada epitezan tbm eh mto indicada…. pomada e colirio 4 x ao dia durante 10 dias juntamente com o uso do colar pra proteger é o tratamaneto adequado…mas nunca esqueca de procurar um profissional…boa sorte pro cachorrinho!!!

  36. Bah, tô na mesma que quase todo mundo aqui. Meu Shih tzu de 2,5 anos está com úlcera nos 2 olhos. Vou hoje para ver sobre cirurgia.

    Alguém que tenha postado aqui no passado, poderia, por favor, postar algo para informar como foi o pós-operatório, em especial, se o tratamento através de cirurgia teve sucesso?????

    Please!!!

    Agradeço qualquer ajuda.

    • Oi, bem, não crio cães, mas crio gatos e o tratamento de úlcera de córnea é o mesmo e já tive no mínimo uns 10 casos de úlceras, indo desde simples até graves e profundas.

      A grosso modo o caso é sério e precisa de acompanhamento de veterinários e principalmente de veterinários especializados em oftalmologia. A dor que é algo inimaginável para nós que nunca tivemos uma lesão dessas, podendo levar o animal inclusive a um surto psicótico (sei do que falo) e por ser um janela aberta para infecções bem mais sérias, levando a cegueira ou até a perda total do olho.

      Já fiz todos os tratamentos possíveis, desde pomadas, colírios, cauterizações(!!!), flap e outros procedimentos cirúrgicos.

      Muitos veterinários sugerem cirurgia, prática que aboli de meus gatos há quase 7 anos, pois o resultado nunca é o esperado e nunca obtive sucesso de cura em algum dos procedimentos cirúrgicos.

      Sempre tenho por opção o tratamento tópico das úlceras com colírios e pomadas de uso humano, primeiramente por não ser tão invasivo com o animal e segundo por sempre ter apresentado resultado de cura em 100% dos casos. Atualmente utilizo um colírio específico para cães e gatos com excelentes resultados e em casos de muita dificuldade de cura cauterização tem sido o melhor resultado.

      Sempre busquei opinião de dois veterinários diferentes em casos de cirurgia e tenho sempre como primeira opção tentar todos os tratamentos possíveis a fim de evitar procedimentos cirúrgicos em meus animais, independente da doença.

      O importante é nunca perder a esperança e se desesperar, quando passar você vai ver que é algo muito simples, se tratado com dedicação total e muito carinho!

      • Olá, minha gatinha foi diagnosticada com úlcera profunda de córnea, o veterinário oftalmologista disse que era caso de cirurgia, nem mesmo cogitou a possibilidade de tratamento medicamentoso, não gostei muito do jeito como ele falou e falei que iria pensar, ele então prescreveu colírio zymar a cada 2 horas e EDTA também a cada duas horas. Ele me desse que a chance de cura caso ela realizasse a cirurgia era de 99%. Vendo seu relato fiquei com mais dúvidas ainda. Estou seguindo direitinho as medicações e parece que ela está melhor, levei ela pra revisão ele falou de novo na necessidade de cirurgia( realização de um flap)Segundo sua experiência com os gatos o que você acha ? Achei que ele visa mais o dinheiro do que o bem estar do animal. Qual o tratamento que você faz com seus gatinhos? Por favor, será que poderia me ajudar? Agradeço desde já.

        • Paula, minha gata teve que fazer essa cirurgia devido ao mesmo problema. Te afirmo que a cirurgia é o melhor caminho!
          No meu caso o oftalmo deu uma alternativa, (devido na epoca eu nao ter recursos financeiros para pagar a cirurgia que é cara) então ele disse que poderiamos tentar tratar somente com colirios e medicamentos. Foi o que eu fiz, fiquei 3 meses tratando e obtive uma melhora muito insignificante. Deve ter melhorado uns 5% só. Então não tive escolha, me apertei e paguei a cirurgia.
          A cirurgia é relativamente rápida, e nela foi feito o flap também, dá um pouco de dó, mas ele me garantiu que isso iria ajudar e muito na recuperacao dela, alem de ter indicado dois colirios: tobrex e edta foi recomendado o uso de colar 24 horas. 21 dias após a cirurgia os pontos foram retirados, e o olho dela estava pelo menos 98% melhor. O restante da recuperacao foi a continuacao dos colirios. Hoje ela está bem recuperada, sem dor, sem sensibilidade.
          Então por experiencia propria, as vezes a gente acha que o veterinario é um pouco arrogante e nao nos da opcoes, mas a cirurgia com certeza é o melhor caminho.
          Espero ter ajudado!! bjs e melhoras pra sua gatinha.

      • Boa tarde!

        Eduardo, qual os colírios humanos que você usa? Me explica um pouquinho, pq minha shih tzu de 3 meses, já operou um olho, agora mudei de veterinário e ele quer operar o outro tb. Estou sem saber… Me ajude!

    • Olá..minha irma tem uma shit zu que passou pela cirurgia..tomou medicamento oral receitado pela veterninaria e pingou coilirio CITROVET juntamente com a pomada epitezan 4 x ao dia durante 10 dias… a cirurgia foi otima…depois de alguns voltou ao vet pra retirar os pontos e agora esta tudo bem! :)

  37. Dr
    Tenho um Shitzu de 1 ano e 8 meses. Havia uma semana que eu estava realizando um tratamento nele com Epitezan e Tobramicina devido uma perfuração na córnea. Ontem ele piorou bastante e realizei uma consulta com um Oftalmo. Infelizmente ele precisou realizar uma cirurgia as pressas e foi diagnosticado úlcera de córnea e a membrana corneana já estava bastante machucada. O Veterinário me receitou agora iniciar tratamento com o colírio Ciloxar de 4 em 4 horas e 10 min após aplicar este colírio, aplicar o Epitegel. E como antibiótico Cloridrato de doxiciclina de 12 em 12h. Estou apavorada, pois ele disse que se este tratamento indicado por 21 dias não surtir efeito terá que retirar o olhinho dele. Está correto este tratamento Dr? Em caso de ineficácia após 21 dias a única alternativa é esta mesmo indicada por ele?

  38. Boa tarde,
    Tenho um cachorrinho shitzu de três anos e a cinco semanas foi detectada uma úlcera de córnea no olho esquerdo dele por motivo não identificado. Comecei o tratamento com um veterinário que receitou o uso do ciprovet administrado uma vez ao dia, com duas semanas houve uma melhora significativa mas no final da terceira semana, em questão de três dias agravou muito, como esse veterinario estava viajando levei em outra clínica, na quinta passada 22/11, onde a veterinaria disse que teria que ser feito uma cirurgia com urgência no dia seguinte de manhã. Sexta Feira levei ele para fazer a cirurgia logo pela manhã, que consistia em fechar o olho dele com uma “terceira pelinha” com pomada cicatrizante dentro, por dez dias, segunda feira 26/11 (3 dias após a cirurgia) ele amanheceu com o olho aberto, a veterinaria disse que ele estrou os pontos de alguma forma, mesmo com o protetor no pescoço, pediu para eu continuar com o Ciprovet, (como continuar com um colirio que a 3 semanas não resolveu) e como ela foi muito estupida com ele, tirou os pontos do olho dele na marra com ele muito agitado e aparentemente com muita dor, acabei no mesmo dia procurando outro profissional. Me indicaram uma oftamologista de cães, que atendeu ele na segunda feira mesmo, a tarde e receitou, três comprimidos que eram pra ser administrados até ontem (continuação dos receitados após a cirurgia), o mydriacil colirio uma gota pela manhã, zymar colirio oito vezes ao dia e um soro que foi feito com o próprio sangue dele, mas que durou apenas por um dia quarta feira 28/11, por ter vindo uma quantidade muito pequena (Foi administrado apenas duas gotas desse soro). Enfim, quarta a tarde, quinta e hoje ele está basicamento com o mydriacil e com o zymar. Hoje percebi que o olhinho dele está ficando pontudo, tipo estufando e a mancha esbranquiçada está voltando a tomar conta do olho. Liguei para a veterinaria e ela disse que nenhum desses colirios que estão sendo administrados são cicatrizantes, entendi que por quase tres dias não estou aplicando nada que sirva para a melhora da ulcera, apenas para previnir outras doenças como infecção e tal. Ela recomendou que eu volte no laboratório para pegar mais soro feito com sangue de outros animais saudaveis e aplicar 6 vezes ao dia e continue aplicando os outros que ja vem sendo administrados. Enfim, não sei mais o que fazer, com quem falar, ja gastei uma nota e não estou vendo melhora nenhuma. Tenho medo que ele perca o olho, eu penso que o estado do olho dele está muito grave para tanta falta de atenção desses especialistas. Terei que aguardar até o retorno na segunda feira. Tenho medo de ser muito tempo e o estado do olho dele se agravar. Gostaria de uma oprinião, se os procedimentos administrados estão sendo corretos. Ou se existem outras técnicas.

  39. Doutor a minha cadela esta com muitas bolhas no corpo dela , e sempre estouram e deixam feridas muito feias e buracos profundos , eu queria sabe que tipo de doença seria essa e como tratar . muito obrigado

  40. eu tenho um cachorro pug com 5 meses na quinta-feira pela manha ele foi aranhado pelo gato no olho esquerdo e hoje o olho dele ficou com uma ulcera, e coberto de secrecao branca. O oftalmologista está viajando e só poderá vê-lo amanhã no fim da tarde, mas já mandou usar 3 colirios (zymar a cada 2 horas, atropina 1% a cada 12h, tears a cada 8 horas). Gostaria de saber qual a porcentagem de casos semelhantes que acaba em cegueira e o que acham da medicação adotada até a consulta.

    • A porcentagem é alta porque você detectou o problema com rapidez. Agora, o fator que vai determinar a cura definitiva de seu cãozinho é a assiduidade do tratamento. Você deverá colocar um colar elizabetano nele e continuar dando o zymar e atropina religiosamente ao seu cão. Mesmo depois que o olho dele estiver límpido e aparentemente saudável. você deverá voltar a visitar o oftalmologista e não deixá-lo sem o colar elizabetano até que todo o tratamento tenha sido finalizado, porque os olhos dos pugs são muito proeminentes e qualquer esbarrão pode atrapalhar ainda mais o quadro clínico de seu cão. Leve-o ao veterinário, pois somente a fluoresceína pode detectar se há uma úlcera ou não dentro do olho.
      Enquanto o seu veterinário não volta de viagem, não tire o colar e se não tiver comprado ainda, impeça-o de coçar ou se aproximar do olho a qualquer custo. Você deve limpar a secreção com soro fisiológico antes de aplicar os remédios também, com algodão bem macio e sem esfregar. Apenas passe o algodão levemente sobre a palpebra, que o muco sai.
      Eu recomendaria a você perguntar ao seu veterinário se não seria melhor aumentar um pouco a frequência do Zymar, pois eu recomendaria uma frequencia um pouco maior que de 8 em 8 horas.
      Boa Sorte

  41. dr. Luiz, tenho uma grande preucupação com minha lhasa apso, eu fiz o flap, aplicamos ciprovet e atropina 1% antibioticos e antinflamatórios durante 1 mes , a ulcera voltou, sempre que paramos de dar o ciprovet, não consigo entender porque a ulcera volta , compramos novamente o ciprovet e aplicamos , melhora muito, parece até que ja sarou, mas passa uma semana e a ulcera volta, morro de pena dela pois ela fica tristinha e amuada, por favor responda o que deo fazer agora? qual o proximo passo, não quero que ela fique cega. ajude-me

  42. O sr já deve estar cansado de ouvir o mesmo caso. Meu shih tzu (2 anos) apresentou ulcera de córnea (superficial) olho esquerdo, junho 2001. Vet indicou tobrex + soro de cão e lacrima plus + fluimucil de 3 em 3 horas. Deu certo. Há uma semana, de novo, mesmo olho, um pouco mais grave. Mesma médica. Tratamento cirpovet; tobramicina 0,3% + soro de cão, lacrima plus + fluimucil, revezando as combinações a cada 2 h. Do contrário, cirurgia. Tenho pavor de anestesia geral, em mim ou em qualquer outra criatura. Vou tentando, hoje sem dormir há 3 dias. Por isso o texto meio “robótico”. Escrevo em busca de uma palavra de encorajamento. Estarei sendo negligente, descartando a cirurgia?

  43. Ola tenho um shitzu que também ja teve úlcera na córnea tratei com ciprovet
    e logo sarou , agora a úcera voltou no mesmo olho depois de 1 ano sera que posso usar o mesmo ciprovet vencido ?

  44. Meu cocker foi tomar banho no petshop e no outro dia amanheceu com o olho infeccionado, lacrimejante e muito vermelho…levei à veterinária e ela me disse que há uma úlcera na córnea devido ao secador que foi utilizado durante o banho…. o tratamento que me passou foi 1 gota de ciprovet a cada 12h por 10 dias e 1 gota de still colírio a cada 12h por 5 dias. É o mais indicado??? Ela nao fez o teste com colírio corante… Aguardo retorno, estou muito preocupada, pois ele mal consegue abrir o olho….

    • Todos os casos que li abaixo são muito parecidos. Tenho um shitzu que estava com o mesmo problema que muitos relataram. Fiquei levando em veterinários, que recitaram colírios e pomadas que nada resolveram. Em desespero por ver somente piora, procurei um oftalmologista veterinário. Resultado, Úlcera de córnea, sala de cirurgia urgente e 30 dias com olho fechado para depois ver se visão retornará.
      Sugiro que todos os machucados, esbranquiçados nos olhos, principalmente shitzu e pug, levem imediatamente ao oftalmo. Se eu tivesse levado antes, com certeza não chegaria no caso de cirurgia e perda da visão. na internet tem algumas clinicas, Campinas, Atibaia…. corram para salvar o olhinho deles.

  45. Tenho uma shih tzu de 3 anos q sofreu uma lesao de cornea a mais ou menos 20 dias (provavelmente provocada por gato), levei a uma veterinaria q fez do teste com colírio de fluoresceína e a ulcera era bastante grande, ela me receitou um colirio (tobramax). N percebi melhora em 7 dias e a levei a uma clínica e o veterinario parou com o colirio e me passou outro, o ciprovet 3X ao dia e limpeza com soro. Fazem 2 semanas mais percebo que a melhora n é mto grande. Tenho a sensação de q ela n esta enchergando nada. O q faço?

  46. Oi, tenho um shitzu de 4 meses. Há mais ou menos um mes ele teve aquele problema com a terceira palpebra, glandula lacrimal, e o veterinario retirou-a com cirurgia e recomendou a aplicaçao do colírio Maxitrol, que foi feita até semana passada. Depois de 3 dias sem a aplicaçao do colírio notamos q o olho teve uma piora e levamos ao veterinario novamente, sendo q este disse q tinha surgido uma ulcera no olho do meu cão e receitou Cefalexol a cada 12 horas e Arovit 2 vezes ao dia. E suturou o olho do cachorro e pediu pra voltar daqui 15 dias pra tirar os pontos. Esse tratamento é correto?

  47. Eu tenho um Shitzu de 1 ano,ele começou a ter febre e ficar mais quieto, os olhos com muita remela, levei ele ao veterinario foi feito varios exames e constatou giardia entao a medica passou um antibiotico pra tratar esse verme (Metronindazol) no dia seguinte o olho direito dele começou a ficar com uma membrana azulada, esbranquiçada entao voltei ao medico ai ela receitou atropina 1 vez ao dia e oflox 8 vezes ao dia,começei o tratamento ja fazem 4 dias, mas o outro olho dele tambem começou com os mesmos sintomas esta ficando igual isso e possivel passar para o outro?tenho colocado o colar nele para evitar perfuração,estou muito preocupada porque nao estou vendo melhora no olho dele e agora o outro ta assim tb,ele nao enxerga imagino que seja a membrana na frente do olho ou ele ja pode estar cego?esse tratamento e demorado assim mesmo essa membrana vai desaparecer?me ajuda!

  48. minha lhaysa esta com ulcera na cornea esquerda, foi feito o exame e a ulcera. Esta sendo feito o tratamento, com o antibiotico e antiflamatorio.com esse tratamento posso ficar mais tranquilo.obrigado e parabens pelo trabalho.

  49. Olá DR.Luíz!Tenho um SHI-TZU com úlcera de cornea nos dois olhos.Levei ao veterinario,ele me receitou que passase a pomada epitezam,sinto que a lesão esta cicatrisando mas a bolinha preta esta branca se não bastase ela não está engergando nada.Gostaria de saber se isto é normal e se o olho vai voltar o que era antes ou se preciso colocar algum colirio p/ que possa voltar a vêr, estou muito precupada pois moro no interior e não sei mais o que fazer por favor me ajude!

  50. Olá, tenho um gato persa de 5 anos e dias atrás identificamos uma película branca no olho direito. Levamos ao veterinário e fui informada que ele deve ter furado o olho com a pata (mas a unha estava curta).Ela receitou uso interno 1/2 comprimido de duotril 50mg + limpeza com soro fisiológico em temperatura ambiente 2 x ao dia + epitezam no olho direito 2x ao dia + terramicina 2 x ao dia nos dois olhos. Não receitou nenhum colírio e nem o colar de proteção. Este tratamento esta correto? Tem a necessidade de usar o colar de proteção também? Posso aumentar a frequencia de uso do epitezam para 3x ao dia ? Muito obrigada ! FABIANA

  51. Olá….
    Minha lhasa teve diagnóstico de úlcera de córnea há pouco mais de duas semanas e vem usando tacrolimus, colírio EDTA e tobramicina a cada 4 há desde então. O oftalmologista veterinário meu deu opção entre continuar como colírios mais 5 dias ou fazer flaping….daí fiquei confusa rt não sei a melhor conduta a seguir. Vc poderia me ajudar?

  52. Olá Dr Luiz!
    Tenho um cachorrinho da raça Shi-Tzu de 2 anos e meio, a 20 dias ele apresentou um probleminha no olho direito, levei ao veterinário e foi detectado que era ulcera de cornea, começamos o tratamento a base de colírio (still) e a pomada (epitezan). No início ele teve uma melhora, mais depois de alguns dias a ulcera se agravou e ocorreu a perfuração. Segundo a veterinária, ele terá que fazer uma cirurgia o mais breve possível. Gostaria de saber se realmente é necessário, se tem outro tipo de tratamento. Como é feita essa cirurgia e quais os riscos, e se possível me indicar um especialista para realizar esse tipo de procedimento. Estou em São Paulo/SP – Zona Sul.
    Agradeço a atenção desde já.

  53. .Olá Dr.Luiz, tenho um pug de 6 anos que está com ulcera de cornea nos dois olhos a cor está mudando e o veterinario passou apenas Ciprovet disse para usar o resto da vida dele, e me garantiu que não existe cirurgia…Estou sem saber o que fazer, pois uso o colirio duas vezes ao dia e ele ainda assim está sofrendo e o Vet. me diz que é normal ele vai morrer velho e cego pq não existe cura.Por favor me de uma luz…

  54. Olá descobrimos hj q nosso chow-chow está com úlcera nos dois olhos um deles ainda está no começo e o outro já está num estado um pouco mais critico. A vet receitou Ciprovet e Atropina, a vet me acalmou dizendo q as chances são gdes d sua melhora mas estou com um coração nas mãos por gentileza esses remédios realmente ajudam ou só vão retardar o problema. Desde já agradeço torçam por nós!!!

  55. Boa tarde, meu cachorro é um shih-tzu de 2 anos, teve uma úlcera de córnea e por não ocorrer a cicatrização corretamente, teve que suturar a córnea e fazer o flap, ficou com o olho fechado por 20 dias e agora abriu o oftalmo disse que é pela baixa produção lacrimal que ele produziu a úlcera, no entanto faz uma semana que estamos passando um colírio que é só para produção de lágrimas de 12/12 hrs, antes passavamos o Tobrex no olho machucado e Acetilcisteína 10% no olho não afetado e hoje notei que ele está com uma mancha onde foi suturado e outra na parte onde tinha os pontos mais abaixo, mais azulada, somente vendo contra a luz a gente percebe essa coloração e o restante do olho marrom com a cor natural do olho. É normal isso?

  56. Oi , Eu tenho um Sharpey ele tem 5 meses . E a 2 dias atras sem querer deixei cair um produto para os pés no olho dele . Ele estava em baixo de mim quando ocorreu . O produto era aerosol e algumas gotas cairam no olho dele e outras na pata , ele começou a coçar frequentemente o olho . Só que um tempo antes olho de ja era um pouco vermelho e lacrimejava bastante . Levei ele ao veterinario depois do ocorrido e descobri que ele tem ulcera na vista direita . Ele esta usando um cone em forma de abajur só que ele está muito amuado . E tenho pingado colirio 4 vezes ao dia só tenho medo que alguma coisa ocorra a ele por causa da tristeza que vejo na carinha dele . Me ajude . Obrigado … Atenciosamente : Pietra

  57. Ola Doutor, preciso da sua opinião, comprei uma chihuahua, quando peguei a pequena no canil, a dona me disse q outro cachorrinho tinha arranhado o olho dela, mas que ela ja estava bem. Fiquei com ela final de semana, e reparei que ela nao abria o olho e cocava muito, fiquei preocupada e segunda pela manha levei no veterinario, ele constatou que ela tinha uma ulcera de cornea no olho direito, e ainda ceratoconjuntivite seca bilateral, ele me afirmou que muito provavelmente aquele filhote teria Cinomose, apesar do teste CDV Ag Test Kit, ter dado negativo, pq a causa mais comum em filhotes de KCS é cinomose. Fizemos um Hemograma completo e deu tudo normal. Gostaria de saber se essa informação esta correta se realmente o motivo mais provavel da KCS é a cinomose. Obrigada

  58. Meu gato tem 12 anos e pegou uma conjuntivite alérgica (diagnosticada pela médica veterinária após vários exames). Ela receitou um colírio e, coincidentemente, ele começou a ter espasmos meio fortes nas patinhas dianteiras (sabe aqueles chiliquinhos que os gatos têm quando dormem? só que mais fortes.)
    Você sabe se o colírio pode provocar isso? Suspendi o colírio e agendei uma revisão.
    O que você acha que pode ser?

  59. doutor,em meu cachorro(um cofap) esta com um buraco no olho, o veterinario acha que é ulcera de cornea e me passou o tobramicina (30-30 minutos durante 24 horas) e o atropina 1% (3 vezes ao dia).. a medicacao esta correta? obrigado

  60. Olá bom dia… Tenho uma shih-tzu de 2 anos e a 8 dias atras foi diagnosticada com BABESIOSE, estou fazendo o tratamento com Imizol e doxiciclina, porem apareceu uma Úlcera de Córnea no olho direito, o medico veterinario, que nao é profissional em oftalmo, me receitou Epitezan e Still, ambos medicamentos para humanos, gostaria de saber se esta associação estao correta…
    Desde ja agradeço….
    Uma abraço a todos…

  61. Olá, gostaria muito da ajuda de vcs. Tenho um yorkshire de 11 meses e ontem 31/03/12 leveia aum petshop para dar banho e tosar. ao chegar em cas observei que o olho dele estava coçando, e ele não parava de piscar, nessa noite ele ficou muito quieto e com o olho piscando e coçando. na manhã de domingo levei ao veterinário que constatou ceratite ulcerativa bilatral e indicou o colirio ciprovet. Comprei pois é caro demais mas dou graças a deus que consegui pagar a consulta e o remédio. Porém assim que pinguei o remédio ele ficou muito nervoso avançando querendo morder com o olho fechado parecendo sentir muita dor é normal essa reação me ajudem. estou mui preoucupada.

    • Olá Josiane,

      Esta reação deve ser mais devido à dor local e não ao medicamento. Converse com sua veterinária sobre o que fazer para controlar a dor provocada pela úlcera.
      Boa Sorte

  62. meu lhasa apso esta com o olho igual o da foto mais nao sei se foi brincando ou foi a pancada que ele tomou que trincou a porta de vidro..mais a veterinaria aplicou o colirio e ficou asssim florescente tbm com uma bola no meio e um aranhado tipo puxado eu nao sei o que fazer estou desisperada pq o olhinho esta ficando azul como se fosse perder a visao estou desisperada o bichinho esta usando um colar p nao cosar o olhinho e esta triste fica gemendo de dor..a veterinaria passou epitezan com maxican plus mais nao ta surgindo muito efeito meu lhasa apso pode ficar cego?me ajuda por favor estou desisperada..

    • Olá Yara,
      Obrigado por acompanhar a coluna Saúde Animal.
      Nem todos os casos de úlcera de córnea necessitam cirurgia. É indicato tentar tratamento médico em casos mais leves. Uma vez iniciado tratamento médico é importante ter um bom acompanhamento pois caso não surta efeito ou caso piore a condição da úlcera daí sim a cirurgia deve ser discutida. No seu caso eu aconselharia conversar com a sua veterinária e discutir sobre segunda opinião com um especialista na área.

    • Olá Yara,
      Nem todos os casos de úlcera de córnea necessitam cirurgia. É indicato tentar tratamento médico em casos mais leves. Uma vez iniciado tratamento médico é importante ter um bom acompanhamento pois caso não surta efeito ou caso piore a condição da úlcera daí sim a cirurgia deve ser discutida. No seu caso eu aconselharia conversar com a sua veterinária e discutir sobre segunda opinião com um especialista na área.

  63. Olá, boa tarde, estou muito preocupada com minha cachorrinha shitzu.
    Primeiro ela teve febre, falta de apetite e muita secreção nos dois olhos,secreção amarela e bem espessa, não abria o olho .
    Fui orientada a colocar um colírio e limpar com soro fisiológico.
    A secreção melhorou , mas quando fui limpar o olho dela verifiquei que parece ter um “buraquinho”no olho.
    Oque será isso?ela vai ficar cega?Oque devo fazer?
    Aguardo tua resposta o mais breve possível, estou muito preocupada!
    Obrigada!

    • Marta,
      Obrigado por acompanhar a coluna Saúde Animal. Pela descrição do seu comentário (eu não sei a idade da sua cachorra) mas isto pode ser tanto uma infecção/conjuntivite (geralmente animais mais novos não vacinados), ou pode ser que a sua cachorra esteja desenvolvendo o que chamamos de Ceratoconjuntivite Seca (olho seco) geralmente animais de meia idade ou mais velhos. A CCS pode causar úlcera de córnea que parece ser o seu caso. Meu conselho é procurar por um veterinário e fazer exame oftalmológico para identificar a produção de lágrima e a formação de úlcera. O tratamento deve ser feito o mais cedo possível.

      Bos Sorte
      Luiz

  64. Olá, minha bichon frisé está com úlcera na córnea. Já levei a um veterinário e ele recomendou o ciprovet, 3 vezes ao dia, ela usa o colar, mas fazem quase dois meses que tenho que pingar o colírio, já comprei 3 vidrinhos e a úlcera ainda está lá. O que faço? Se parar de pingar o colírio e deixá-la com o colar apenas, cicatriza?

    • Nicole,
      Infelizmente nem todos os casos respondem ao tratamento médico apenas. Em se tratando de úlcera de córnea é importante realizar um exame oftalmológico completo para determinar a verdadeira causa da úlcera e tentar eliminar esta causa. No seu caso eu aconselharia a avaliação com um veterinário especialista no assunto e provavelmente seu cão precisa de tratamento cirúrgico.

      Abraços
      Luiz

  65. Boa dia, meu shitzu de 5 anos apresentou quadro de ulceração na córnea a veterinária indicou a aplicação de colírios ( Trobex, Still e Dipirona) durante 7 dias, porém em 3 dias ele não estava mais prostrado e o olhinho afetado começou a abrir mais e apareceu uma mancha branca q acabou aumentado. No quarto dia percebi que ele voltou a ficar tristinho e voltou a fechar o olho e notei q a mancha branca tomou conta do olho e o local onde está a lesão está bem branquinha, assim liguei para outra veterinária especialista na área de oftamologia e ela me orientou a aumentar as aplicações de Trobex de 3/3 horas e continuar com o Still e receitou agora a Atropina 1% que comecei a aplicar, hoje é o segundo dia, e como essa veterinária não atende na minha cidade e como conversei com ela ontem, combinamos uma conuslta hoje na minha cidade. Mas a preocupação maior é uma película branca que se formou e a mancha branca que aumentou de ontem para hoje desde que apliquei esses remédios, estou aflita. obrigada pela atenção.

    • Ana Lúcia,
      Pela descrição, a mancha branca que você se refere é parte da própria úlcera. Espero que você tenha conseguido a consulta com a veterinária especialista no assunto.

      Abraços
      Luiz

  66. Boa noite.

    Meu Shitzu, realizou ontem dia 17 de Fevereiro uma cirurgia para um problema de Córnea. Foi realizado a colocação de uma membrana sobre o olho do cachorro.

    Gostaria de saber sobre os próximos passos, estamos mantendo o tratamento com colírios e remédios via oral. Posso começar a observa uma melhora depois de quanto tempo? É normal o cachorro lacrimejar muito? Obeservei que a membrana está um pouco com sangue, isso foi em decorrencia da cirurgia?

    Como nunca tive que realizar cirurias em nenhum outro cachorro meu, estou um pouco receoso aos próximos passos depois da cirurgia.

    Obrigado,

    Daniel Maia

    • Daniel,

      Os próximos passos são relativamente simples, basta evitar qualquer tipo de trauma neste olho, aplicar a medicação conforme orientação veterinária e fazer as reconsultas periódicas para acompanhamento da cicatrização da úlcera. É muito importante tentar diagnosticar o motivo da formação da úlcera e tentar corrigir para que não volte a se formar.

      Abraços
      Luiz

  67. Olá Dr Luiz .
    Tenho um boxer que estava com conjuntivite. Levamos ele numa veterinária e ela indicou UCB colírio. Não se obteve melhora. Levamos novamente e ela indicou o colírio Tobradex. Um dos olhos melhorou, mas o outro não, continuava bem vermelho e meio fechado.
    Levamos em outro veterinário, e ele constatou que o meu boxer está com úlcera de córnea. Ele falou que possivelmente ele coçou o olho e o lesionou. Indicou o colírio cloranfenicol. Melhorou um pouco depois de uma semana, mas o veterinário disse que seria necessário fazer um “flap”, pra acelerar o processo de cicatrização. Assim foi feito, o meu cão ficou três dias com o “flap”. Quando o levamos, o médico tirou o flap, e onde havia a úlcera, se formou uma pelezinha, que ele falou que é o processo de cicatrização. No decorrer dos dias, essa pelezinha começou a se soltar e agora o olho está mais aberto e a pelezinha não se solta mais, mas continua onde está a úlcera. Próxima da úlcera, a cor do olho está mais clara. Pingamos diversas vezes ao dia o cloranfenicol e estamos dando o antibiótico Flotril e o antiinflamatório piroxicam. Dr, este procedimento está correto. E o aspecto do olho do meu cão, é normal no processo de cura?
    Agradeço a atenção.
    Abraços,
    Fabiana

    • Olá Fabiana, obrigado por acompanhar a coluna saúde animal.
      O procedimento está correto sim, o Flap conjuntival é um dos melhores procedimentos para tratamento de úlcera de córnea. É normal sobrar uma membrana no local da úlcera. Com o tempo ela vai desaparecendo ou pode deixar uma leve marca “cicatriz” que não atrapalha a visão do seu cão.

      Abraços
      Luiz

    • Olá Fabiana, obrigado por acompanhar a coluna saúde animal.
      O procedimento está correto sim, o Flap conjuntival é um dos melhores procedimentos para tratamento de úlcera de córnea. É normal sobrar uma membrana no local da úlcera. Com o tempo ela vai desaparecendo ou pode deixar uma leve marca “cicatriz” que não atrapalha a visão do seu cão.

      Abraços
      Luiz

  68. Prezados
    minha cocher tem 14 anos e está com ulcera no olho que não passa
    a veterina´ria já passou lacrima puls com fumicil, tobranicina colirio de 6 em 6 horas , eptezan tb de 6 em 6 horas
    colar em forma abajur, ela não melhora está tomando antibiótico doriciclina e até agoraaaa nada não tem mais como cudiar sem dinheiro o que eu faço gente??

    • Soraia, úlcera de córnea que não responde ao tratamento médico precisa de cirurgia. Infelizmente no seu caso deve haver alguma coisa que está predispondo a úlcera a permanecer ativa mesmo com tratamento médico. Converse com o seu veterinário sobre a indicação para ver um oftalmologista veterinário ou então seguir em frente e operar a úlcera e procurar pela causa e tentar corrigir com cirurgia.
      Boa sorte,
      Obrigado por acompanhar o Saúde Animal.
      Luiz

  69. Oi meu yorkshire teve ulcera na cornea no olho direito ele fez a cirurgia e sua ulcera sarou isso faz 3 meses e agora seu olho esquerdo esta começando com os mesmo sintomas do outro olho oque devo fazer?

    • Olá Leticia,
      Obrigado por acompanhar a Coluna Saúde Animal.
      Para o seu caso em particular eu recomendo levá-lo para o mesmo veterinário que fez a cirurgia de úlcera de córnea. O ideal nesta situação é poder diagnosticar e tratar o problema antes que a úlcera se forme.
      Boa sorte e continue lendo a coluna Saúde Animal pois pretendo escrever mais sobre doenças do olho de cães e gatos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>