Obstrução Urinária em Felinos

Obstrução urinária em gatos é considerada uma situação de emergência e requer atenção imediata. Infelizmente é uma condição relativamente comum em gatos machos castrados. Do contrário do que se acreditava até poucos anos atrás, a formação e presença de pedras na bexiga (urólitos) não é o principal fator contribuinte para a obstrução urinária em gatos. Muitos gatos podem obstruir a uretra sem a presença de cálculos vesicais. A formação de muco com cristais sobrenadantes presentes na urina se unem e formam o que chamamos de “plug” que muitas vezes é maior que o diâmetro da uretra do gato.

Uma fez o “plug” formado, ele pode causar a obstrução parcial da uretra, neste caso o animal apresenta dificuldade para urinar e urina apenas algumas gotas de cada vez, ou pode causar a obstrução total da uretra, onde a urina não consegue passar por completo. As duas situações são consideradas emergência. O gato obstruído irá apresentar sinais clínicos semelhantes ao gato com infecção urinária (também muito comum nesta espécie) tais como; dor abdominal, dificuldade para urinar (fica na caixa de areia por vários minutos com mínima ou nenhuma produção de urina), inapetência e mudança no comportamento. Com o tempo, a obstrução causa o acúmulo de toxinas e pode causar vômito, náusea e perda total do apetite.

Felizmente, a constatação do problema pelo seu veterinário não requer testes caros ou demorados. O veterinário no exame físico poderá determinar se o seu gato está obstruído através da palpação da bexiga e na tentativa de esvaziar a mesma. Na constatação da obstrução, é necessário checar os demais órgãos como os rins e o coração para avaliar se existe alguma sequela devido ao acúmulo de toxinas.

A primeira coisa a ser feita é tentar desobstruir o gato. Isto é feito pela introdução de um catéter urinário via uretra. Com o catéter inserido na uretra, conectamos uma seringa com soro e injetamos na uretra na tentativa de “empurrar” o “plug” novamente para o interior da bexiga. Este procedimento é feito com o animal sedado ou muitas vezes é preciso anestesia geral. Em alguns gatos, este procedimento pode não trazer os melhores resultados e será necessário realizar uma cirurgia de emergência chamada Uretrostomia perineal. Felizmente, a maioria dos gatos são desobstruídos sem a necessidade de cirurgia, mas alguns gatos possuem maior predisposição para re-obstrução, e neste caso a cirurgia pode ser a única saída para evitar novas situações de emergência, uma vez que esta cirurgia causa o aumento do diâmetro da uretra diminuindo as chances de obstrução.

Após o desbloqueio, seu animal precisará ficar hospitalizado por alguns dias para que o monitoramento da produção de urina seja feito, além disso, ele precisará de muito soro intravenoso para ajudar a promover diurese e eliminar as toxinas concentradas.

A dor e desconforto também são mantidos sobre controle com uso de analgésicos e anti-inflamatórios. Após alguns dias de observação, o catéter urinário é retirado e mais um dia de hospitalização é necessário para se ter certeza que seu gato não irá obstruir novamente.

Infelizmente muitos gatos irão obstruir novamente a uretra em 1 ou 2 semanas após hospitalização. Isto ocorre porque os motivos que o levaram a obstruir a uretra na primeira vez continuam ativos.

É muito importante manter seu gato sob supervisão nas primeiras semanas para ter certeza que não irá obstruir novamente.

Observe pelos mesmos sinais que ele apresentou anteriormente. A cirurgia deve ser considerada quando existe recidiva do problema mais de 3 vezes.

A cirurgia pode ser feita a qualquer momento caso você não queira que seu animal passe por esta situação novamente. Para maiores informações sobre a cirurgia escreva sua dúvida no blog www.medvetinfocus.blospot.com.

Publicado em Colunas, Saúde Animal por Dr. Luiz Bolfer. Marque Link Permanente.

Sobre Dr. Luiz Bolfer

Dr. Luiz Bolfer formou-se em Medicina Veterinária no Brasil e mudou-se para os Estados Unidos para se especializar em Cardiologia, Emergência e Cuidados Intensivos em cães e gatos. Completou 12 meses de Internato em Clínica Médica e Cirúrgica Veterinária na Universidade de Illinois. Atualmente é Residente em Emergência e Cuidados Intensivos no Centro Médico Veterinário da Universidade da Flórida em Gainesville.

49 ideias sobre “Obstrução Urinária em Felinos

  1. Eu fiz o procedimento de obstrução do meu gato, ontem, ai hoje ele esta com o pintinho inchado e muito vermelho e toda hora ele começa a miar de dor, fica lambendo o pinto e fica agressivo. O que eu faço?? To desesperada.

  2. Oi gente!
    Levei meu gato pra desobstruir, ele ficou três dias com a sonda e no soro.
    Agora tô achando estranho pq ele tá com o “pintinho” bastante inchado e saindo várias gotas de xixi mesmo com ele dormindo.
    isso é normal depois que tiram a sonda ??????
    tô desesperada pq ele também ta chorando deve tá sentindo dor também.

  3. Vou relatar o que já passei com os meus gatos: O 1º era o meu Odin, ele tinha 6 meses era um persa branco de olhos azuis. A coisa mais linda! parecia um anjo. Tentamos de tudo para salva-lo. Ele fez duas cirurgias e por fim, mesmo não aceitando ele teve que partir para o céu. Depois de 1 mês do acontecido, um gato me aparece miando e sofrendo. Peguei e cuidei. O tempo passou e o mesmo problema do meu Odin, só que agora no nosso agregado Kitty, sofria muito e levamos de imediato ao veterinário. Ultra som feito e diagnostico infernal recebido.
    Um mundo de cristais. Pensei em sacrifício! Mas ao relembrar do meu Odin… Eu precisava lutar também pelo Kitty e foi assim entre internações e muito sofrimento que conhecemos uma clinica, com veterinários realmente preocupados com o bem estar dos felinos. Mudamos a ração para Royal Canin (Urinary s/o Feline) e três medicamentos que são manipulados: Terebinthina (6ch – 4 tabletes por dia), Arnica Montana (12ch – 4 tabletes por dia) e Thuya + Cantharia (12ch – 4 tabletes por dia. O Kitty tomara para o resto da vida. Hoje o Kitty está muito bem e pede o remédio antes de dormir. Uma dica que funcionou com o Kitty. Levantei um pouco o rabo dele quando tentou urinar e fiz alavanca com o peso dele para baixo e para cima puxando o rabo(Uma espécie de massagem). Com o Kitty saia jatinhos e aliviava até conseguir chegar ao veterinário. Os remédios são feitos em farmácia de manipulação. Converse com o seu veterinário. Boa sorte!

    • Boa noite, encontrei um gatinho na minha porta que está com esse problema, a veterinária abriu a bexiga e lavou, mas ele ainda está com dificuldade de fazer xixi, onde fica essa veterinária que receitou esses remédios de manipulação?

  4. Boa noite gente, nao tenho nada de bom a acrescentar a tudo que ja esta escrito aqui. Estou morando no Chile e passei por situacoes horriveis ou melhor meu gato que veio para ca comigo, o Ze. Eu adotei meu gato novinho, o encontrei chorando na garagem onde morava e o castrei, com 6 anos teve obstrucao urinaria, levei num veterinario perto de casa ele passou sonda o gato ficou la de manha e a tarde busquei, o gato teve febre vomitava e goteava pipi pela casa, voltei ao veterinario e ele deu a medicacao injetavel, mas o gato nao melhhorava, assim que o medico desistiu, disse que nao havia mais o que fazer se eu quisesse chamar uma medica e fazer um ultrasom nele para ver se poderia fazer alguma outra coisa. Liguei e ela nao podia ir ate minha casa pediu para que eu levara o Ze na clinica onde ela estava. Levei e fizemos o ultrassom, onde constatou que meu gato estava com a bexiga perfurada, com peritonite. Aqui nao funciona isso de direito do consumidor, assim que esqueci o primeiro veterinario e implorei nessa clinica que cuidassem do Ze. Eles salvaram meu gato, nao precisou operar a bexiga, conseguiram tirar toda a urina que estava no torax dele e deram muitos antibioticos. Ze voltou para a casa agora depois de dois anos comecou tudo novamente se lambia muito levei na mesma clinica e com ultrasom vimos que nao estava obstruido e sim com cistite, tomou antinflamatorio e antibiotico, melhorou mas depois de 30 dias exatamente ontem nao conseguia urinar mais. Levei na clinica e o veterinario de plantao nao conseguia com a sonda liberar a urina ele estava com quase 8 cm de bexiga, super lotada e com muitos cristais, o veterinario ligou para pedir autorizacao para opera-lo eu pensei que ia abrir um pouquinho a uretra para sair o pipi dele mas nao era pedindo uma autorizacao para retirar seu penis, isso significa que ele vai ter incontinencia urinaria depois? Ligaram agora que nao foi preciso retirar o penis conseguiram desobistruir com sonda, mas que tera que ficar la 3 dias para tratamento para nao voltar a acontecer o mesmo. Outros medicos me disseram depois do que ocorreu da primeira vez que deveria lavar a bexiga dele isso so se faz via cirurgia, abre lava e fecha ninguem falou de decepar o penis do meu gato. Fora o custo entre medicacao, cirurgia se fizer a retirada do penis o cuto sera de R$1.500,00(mil e quinhentos reais). É caro vai me apertar pagar isso, mas nao posso deixar o Ze morrer, que eu faco, se vejo que nem sempre a cirrurgia resolve? Dizem que gatos podem viver 22 anos, o meu tem 8, com 10 quilos um negro amigo lindo, me ajudem, que devo fazer?

  5. Olá, o meu gato foi castrado há 28 dias e não tive tempo de levá-lo ainda para a retirada dos pontos. Séra que demorei demais? E ao levá-lo terei algum problema? Preciso da resp. Urgente!

  6. boa noite doutora meu gatinho teve uma obstrução . foi feito todo procedimento que relatou foi desobstruido ficou uns dias internado. ele voltou tem 3 dias e agora ele não esta conseguindo segurar o xixi. ele sempre fez tudo na caixinha e agora tem feito algumas vezes o xixi em outros lugares da casa (cama, chao, etc). é normal que isso aconteça depois que foi feito a desobstrução recentemente ou não? com o tempo ele voltara a conseguir segurar o xixi e fazer so na caixinha?

  7. Olá bom dia! Meu gatinho esta com problas para urinar e bastante dor no abdômen, não tenho condições nenhuma para leva-lo ao veterinário sabe,eu estou muito triste por ver ele sofrendo e nao saber o que fazer,alguem xonhece veterinários que atendam e façam o tratamento de graça? me ajudem,toda vez que ei olho ele sofrendo eu choro.Por favor,quem tiver alguma luz me ajude.

    Whatsapp:011 97037 4522

  8. Incríve! fui até o final destas apelações nestesite e não vi nenuma resposta de
    pessoas da área de saúde aanimal.
    O que eu posso dizer a todas essa pessoas que estão pedindo ajuda, se gostar mesmo de gatos é: cuide do seu gato, não tenha pena de comprar medicação e pagar consulta no veterkinário. Os veterinários em recife são bons e tem uns melhores do que outros(mais cipetentes). Vale a´pena vc salvar seu felinos.
    Deus reconmpensa vocês. Eu tenho muitos gatos e agora um está com dificuldade de fazer o xixi. coloquei água mineral(antes era de torneira) para facilitar a disssolução de algum cálculo na urétra. Coloquei uma reção boa. Para ele como naquela hora 3 vezes ao dia. Se vc não pode pagar um veterinário faça
    remédio cazeiro, massagem, devagar no seu abdomem e um anti-inframatório com analgésico de animal(gatos). limpe a caixa de areia, coloque areia limpa.
    Eles melhoram quando tudo está limpo,: água e ração e a caixa de areia e se possível escove seus pelos é relaxante. Se for estress ele melhora rapidinho. Brinque com ele. Veterinário bom é caro mesmo. Peça orientação e não dinheiro.
    Ó….

  9. REMÉDIO CASEIRO, LEIAM AÍ >Gente vou conta uma história sobre meus gatos aqui em casa, que tbm tiveram FLUTD . O 1º gato ficou acho que uma semana sem fazer xixi, só que como ele não fica em casa, ele tbm não é castrado só que ele quando a gente percebeu ele já tava muito mal, a bexiga dele já estava muito grande e os rins comprometido, minha mãe levou rapidamente pro veterinário, só que aí minha mãe gastou muito dinheiro e o bichinho morreu. Minha mãe acha o veterinário daqui muito ruim, pq moro em uma cidade pequena da Bahia e aqui só tem 1. Dái então quando agora a alguns dias meu outro gato começou a não consegui fazer xixi tbm, só que ao contrário do outro ele é bem caseiro e muito dengoso, então a gente percebeu pq ele ficava miando e não fazia xixi, ele ficou dois dias sem fazer xixi. AGORA VEM UMA COISA IMPRESSIONANTE, MINHA QUE TAVA SEM DINHEIRO NÃO LEVOU ELE AO VETERINÁRIO, TBM POR NÃO CONFIAR MAIS NELE. DAÍ COMO FALEI QUE ERA MEIO UMA INFLÂMASSÃO ELA DISSE QUE IA DAR UM CHÁ COM FOLHA CHAMADA “BATÔNICA” E OLHA O GATO NO OUTRO DIA JÁ TAVA FAZENDO XIXI. EU DAVA COM A SERINGA NA BOCA DELE 2VEZES AO DIA 2 SERINGAS CHEIAS. GENTE NÃO SEI SE SERVIU PQ ELA TAVA SÓ A 2 DIAS SEM FAZER XIXI, OU POR OUTRO MOTIVO, SÓ SEI QUE FORAM OS MESMO SINTOMAS DO PRIMEIRO QUE MORREU. ESPERO AJUDAR ALGUÉM PQ SE NÃO CURAR A FOLHA TBM NÃO FAZ MAL AO BICHINHO, VCS NÃO SABEM O ALÍVIO QUANDO VI ELE FAZENDO XIXI, PQ ESSA DOENÇA É MUITO RUIM DE TRATAR, ATÉ PQ OS GATOS NÃO PARAM EM CASA E É DIFICIL PERCEBER SE TÃO FAZENDO XIXI. PORÉM TENHO QUASE CERTEZA QUE SÓ SERVE NOS PRIMEIROS DIAS, ATÉ PQ SE PASSAR MUITO TEMPO O RUIM JÁ VAI ESTÁ COMPROMETIDO.

    • Mara, realmente seu comentário deverá ajudar muitas pessoas que estão passando pela situação que vc passou…Para mim vc acendeu uma luz no fim do túnel…Aqui em casa temos dois gatinhos machos, castrados e uma gata ainda sem castrar…Ontem, um dos machos estava sem urinar e o veterinário constatou que era Obstrução Urinária. Ele desobstruiu o bichinho, colheu o material para fazer um Sumário de Urina, deu só um anti inflamatório, pq a urina não tinha sangue e mandou ele pra casa para aguardar o resultado do exame que vai indicar o grau da infecção e a natureza dos “cristais” que estão na bexiga do animal. Se quisermos saber a quantidade dos “cristais” devemos fazer uma ultra sonografia…Então na volta do médico foi que li seu esclarecedor artigo…Então já estou à procura planta que vc usou “para combater o mal pela raiz”e evitar que o bichinho volte a apresentar os mesmos sintomas que tanto sofrimento lhe causou…
      Como faço então, pra conseguir BATÔNICA, em Salvador? Como você conseguiu essa planta? Já perguntei a várias pessoas e elas não conhecem… Se for necessário vou procurar aonde for necessário… Por favor, entre em contato…

  10. Oi meu gato não consegue fazer xixi e fica na posição de fazer urina em varios comodos da casa sem sair do lugar e nem urinar,gostaria de saber qnto que custa uma cirurgia se ele realmente estiver com essa obstrução na urina ?

    • Bom, sou visitante do site também, mas como tenho muitos gatinhos e estou passando por uma fase parecida…. então.. a cirurgia custa em torno de 600 reais.. meu gatinho teve que fazer duas e + uma reabertura do canal

    • Meu gato tava assim , só q levamos ele ao veterinário , hj passa muito bem, gastamos uns 100,00 só de veterinário , mas ai são três meses de ração q custa 72,00 , mas ñ kero perde-lo então me esforço , pra cuida-lo . Mas valeu a pena, eu o amoo. Aah e a veterinária disse q a ração comeu ele por dentro, (Cat Meal).

      • meus gatos tambem comem cat meal, e um deles ta morrendo, nao faz xixi, ja gastei o que tinha, nao tenho dinheiro para cirurgia, to desesperada.os outros 2 tambem estao começando a fazer de pinguinhos, sera que é essa ração?eu mudei a raçao deles mas eles nao aceitaram, ficavam com diarreia dai voltei com a cat meal e eles voltaram ao normal, mas agora eles estao com esse problema.quando morava na roça, sempre tive gato, ele comia comida de gente, e nunca ficou doente, mas na cidade é diferente, agente leva no vet e ele fala que nao pode dar comida, tem que ser raçao, dai acontece isso, eles ficam doentes e morrem.eu nao tinha gato aqui, mas apareceu uma gatinha na rua fiquei com pena e adotei, mas dai ela apareceu de barriga, naceram 5, mas logo pegaram a giardia que ela tinha, nao consegui doar nehum, porque ninguem quer filhote com diarreia, tratei todos eles, ficaram bons da giardia(e fiz a bestera de castra-los, isso mesmo, se arrependimento matasse…) mas ja estavam grandes pra adoçao, as pessoas so querem filhotinhos, estou com todos, e fazendo das tripas coraçao pra cuidar de todos eles, mas agora, com essa doença nao sei mais o que fazer, que falta faz um hospital publico veterinario. sera que essa cat meal é tao maligna assim?tambem nao tenho dinheiro para comprar raçao urinary, 1,5kg custa em media R$65,00, pra 3 gatos que ja estao doentes e os outros 3 pra prevenir?, eles comem 20kg por mes ou mais, agora façam a conta! nao eu mesma faço, isso da R$900,00 !!!, e quanto é o salario mesmo? sinseramente eu não sei o que fazer, só desabafar mesmo.

  11. Olá! Meu gato acabou de fazer essa cirurgia de obstrução e retirou o pênis, depois de 1 semana o canal se fechou, hoje ele se internou para repetir a cirurgia, isso é comum acontecer? Estou arazada…em fim tive que pagar tudo novamente… O que você acha disso tudo? Ele corre riscos?

  12. Olá! Meu gato acabou de fazer essa cirurgia de obstrução e retirou o pênis, depois de 1 semana o canal se fechou, hoje ele se internou para repetir a cirurgia, isso é comum acontecer? Estou arazada…em fim tive que pagar tudo novamente, um absurdo isso.

  13. Oi, meu gato esta com esse problema, esta internado desde ontem (02/09), é a primeira vez que acontece isso com ele, a veterinaria falou que ele teria a fazer cirurgia, é necessaria a cirurgia rapidamente? Nao ha nenhum remedio existente para evitar isto? Por favor preciso da resposta urgentemente!

    • Oi Ilda infelizmente depois que da a primeira crise elas começam a ser rotineiras, eles sofrem muito e gastamos também. Ele fez a cirurgia nunca mais teve obstrução mais como o organismo dele produz os cristais na bexiga volte e meia ele tem os sintomas de infecção urinária, mais como é feito o exame do xixi e sempre é constatado somente os cristais, ele toma maxican e logo melhora pois não fica mais obstruído. Outra coisa a ração tem que ser urinary da royal canin. A cirurgia ele fez depois de umas 5 crises e percebemos que elas estavam muito constantes e foi a melhor maneira. É sofrido, o cuidado dobra, mais pra não ver mais eles sofrendo vale a pena.

  14. Olá,eu tenho um gato chamado Tom de aproximadamente 1 ano,ele
    também teve esse problema de obstrução urinária,ele ficou internado
    9 dias,e ele foi liberado há apenas 5 dias ou seja dia 15/08/13
    é já aparenta está com os mesmos problemas de novo,
    será que ele está obstruído de novo?
    Se estiver eu estou com as mãos atadas,porque estou sem nenhum centavo,
    e não trabalho e também não fui eu que paguei o tratamento ao veterinário foi o meu tio e cá entre nós o tratamento ficou bem caro,e também não posso
    contar com a ajuda de ninguém.
    Se alguém conhecer um lugar que eu posso levar o meu bichano
    e que seja gratuito eu agradeceria muito se eu fosse comunicado.
    Obs: Moro em Justinópolis – Ribeirão das Neves – Minas Gerais
    E que Deus abençoe a todos,tenham um ótimo dia!

  15. O pintinho do meu gato de dois meses incha quando ele tentar fazer xixi e não sai, não sei o que fazer, da muita peninha dele. Eu não sei o que ele tem , devo levar no veterinário urgente?

  16. Meu gato tem dois meses, ele quando vai fazer xixi fica miando, mais sai uma coisa branca do pintinho dele e não sei o que é. Gostaria de saber se posso fazer algo ou tenho que leva ao veterinário?

  17. Tenho um gato sem raça definida (Jhony), ele teve doente em janeiro por intoxicação ficou 5 dias internado, e agora o meu filho esta com uma espécie de areia na bexiga, está internado, com sonda e no soro. Ele mudou o comportamento, ficou sumido um dia inteiro, e quando apareceu ficava tentando fazer xixi em tudo o que era lugar e com a barriga super inchada. Corri para uma clinica onde baixaram ele. Ele já esta melhorando mas esta fazendo xixi com sangue e vai ficar com sonda mais alguns dias, ele esta sobrepeso.

  18. oi estou quase chorando aqui, meu gato mal consegue caminhar e não consegue fazer xixi, fiz massagem na barriga dele mas ele gemeu de dor não sei o que fazer os veterinarios daqui só querem que pague na hora mas eu não tenho dinheiro para pagar tem algum remedio que posso dar em casa que posso comprar para dar a ele.
    o nome dele é Albino tem 1 ano e meio minha mãe deu ele ao meu irmão porque o outro que ele tinha foi envenenado e se ele perder o Albino vai ficar inconssolavel então o que que eu faço gente só recebo fim de mes e tenho medo que ele não aguente até la se puderem me dar uma ajuda eu agradeço muito.
    OBS: Ele não é castrado.

    • meu gato tem 2 anos já teve este problema urinario fez a abstrução eu estou achando que voltou q td hora vai na areia e fica se lambendo meu deus que faço será q tem remédio caseiro para ajudar ja gastei um bocado com ele e estou desempregada não sei o q fazer.

  19. Oi hoje tive que levar meu gato ao veterinario porque ele não estava conseguindo fazer xixi os veterinarios colocaram uma sonda nele pediram pra comprar alguns remedios e trouxe ele de volta pra casa será que ele vai ficar bom?

  20. o meu gato foi várias vezês no veterinario por causa dessa retenção urinaria eles não conseguem fazer xixi ate hoje ele reclama pra fazer xixi o veterinario me orientou a dar ração para gato castrado ele está melhorando bastante e qualquer problema tem o hospital do tatuape que faz cirurgia de graça quem entrar nesse site pesquise o hospital leva o seu animalzinho correndo não deixe o bichicho sofre

  21. meu gato ficou 2 dias sem urinar,levei ao medico estava com pedras,se operou fui visita-lo pois ele vai ficar 10 dias la, retirou td….estou gastando o q ñ posso,mais se pelo menos ele ficar bom……gostaria de saber pelos menos se ele vai conseguir sai dessa?????

  22. Oi Glaucia,
    em março, quase precisei sacrificar meu gato por causa desse problema. Ele estava com obstrução e levamos na emergência, aqui no sul da Flórida. A veterinartia mesmo disse que nao tinha como garantir, mas chegou o momento de leva-lo para casa e resolvemos arriscar.
    Foram meses de insegurança. Ele reclamava para urinar e fazia xixi por toda a casa… parece que ainda tem um pouco de incontinencia e nao consegue segurar bem.
    Desde que voltou do veterinario, ele come uma comida especial para gatos com este problema, da Royal Canine – que só pode ser comprada com prescricao. Acho que fez efeito aos poucos, pois hoje ele parece 100% curado – noto isso pois antes ele nao me deixava nem tocar em sua barriguinha e hoje ele deixa. Além disso, só dou água destilada – que vende nos supermercados aqui. Não sei se tem esse produtos no Brasil, mas pergunte ao veterinario. No meu caso deu certo, pelo menos até hoje, mas estamos sempre em alerta.
    Dei uma pesquisada, e dizem que você realmente tem que tomar cuidado com raçoes comuns, pois gatos são carnívoros e gostam de dietas ricas em proteína, sem grãos.
    Boa sorte com o seu gato!

  23. pelo que eu estou pesquisando não existe praticamente nenhuma cura para gatos que tem esse problema de não conseguir fazer xixi por que pra tudo tem uma solução por que não e justo ver o gatos sofrerem do jeito que estão eu pesquisei no google e tem muitas pessoas reclamando que seus gatos estao com os mesmo problema gostaria de saber se tem cura para os coitadinhos vou levar o meu gato sabado no Hospital Veterinari do Tatuape

  24. essa doença de obstrução por que ela não tem cura o meu gato não consegue fazer xixi levei ao veterinario eles colocam a sonda retiram o xixi ele ficam bom alguns dias e depois volta de novo existe uma cirurgia para deixar o canal da urina mais aberto por que tem que ter um jeito não e possivel que todos os gatos moram por causa dessa doença e cade a cura

  25. Bom dia,

    Meu gato estava com retenção urinaria, no sabado agora ele recebeu anestesia e foi sondado, após retornar da anestesia notei que ele tentava comer e não conseguia, alingua dele parecia estar peza, no dia 20/05 as 2:45 dei a medicação recomendada pela medica , não estou com o nome no momente mais não era o antibiotico, acho que era o antibactericida que eu teria que dar novamente após 24horas, mais no dia seguinte pela manha meu gato estava apresentando mudança de comportamento, estava tendo alicinações, todo assustado não deixava mexer nele com medo da sondra.
    A noite consegui que ele começe ração mais mesmo assim apresentando medo.
    Hoje pela manha as 3:30 ele ainda está assustado comeu, mais parecia estar alusinado.
    Isto é normal?
    Não dei mais nenhuma medicação nem o Antibiotico.Hoje teria que levar o meu gato no veterinario.

    • Olá Selma, espero que o seu gato esteja bem. Infelizmente é muito comum dos gatos re-obstruírem mesmo após tratamento inicial e sonda urinária. Existe algumas medicações que ajudam na dilatação da uretra (onde geralmente ocorre a obstrução) mas depende muito de cada caso. Em alguns casos se recomenda a intervenção cirúrgica de imediato. Mas a maioria dos casos é possível iniciar tratamento médico (após procedimentos de emergência ) e se o tratamento médico falhar é recomendável fazer cirurgia. Não devemos nunca esquecer que a obstrução urinária é uma situação de emergência e não devemos “esperar” para ver o que vai dar.
      Boa sorte

      • Oi!meu gato fez a uretrostomia(retirou o pênis) e apesar de todos os cuidados,quando fui retirar os pontos após 30 dias, o veterinário disse que teria que refazer a cirurgia,pois a uretra havia diminuido. Mas,ele está feliz,comendo bem e está urinando normal. No último exame de sangue a creatinina estava normal. Se ele está bem,pq ter que refazer a cirurgia? E eles nem tiraram os potos ainda! Será quee o fato de deixar os pontos por mais tempo nele não ajudou a estreitar a uretra? Será que uma passagem de sonda(seria a terceira vez) não seria melhor,já que ele está bem de saúde e não apresenta sintomas de emergência? Por favor,me ajudem!!!

        • Ola´! O meu gato fez desobstrução na ureta e ficou internado uma noite e um dia. Ele está fazendo xixi com fidiculdade mas está. Porém desde que saiu da clinica não consegue defecar. Isso é normal?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>