A comunicação que as empresas valorizam – Marketing & Business

Especialistas afirmam que 60% dos problemas das organizações são oriundos de falhas na comunicação. Comunicação vem do latim Communicare, que significa “pôr em comum”, “entrar em relação com”. A Comunicação é o processo de emissão e retorno de informação. Se uma pessoa transmitir uma mensagem e esta não for compreendida pela outra pessoa, a comunicação não se efetivou.

Em comunicação, três regrinhas são básicas:

1. É muito difícil dissociar o que é dito de quem o diz.
2. O que dizemos não é necessariamente o que as pessoas entendem.
3. O que elas entendem é mais importante do que o que dizemos.

A comunicação interpessoal é de suma importância para o futuro tanto pessoal como profissional das pessoas. Mas, afinal, que estilo de comunicação as empresas valorizam?

Saber se comunicar faz diferença. É através da comunicação que alcançamos sinergia dentro do ambiente organizacional, visto que ela nos permite unir os esforços e promover a integração entre as pessoas e departamentos. São três os modelos predominantes de comunicação: passiva, agressiva e assertiva.

Passiva: é aquela que o sujeito não expressa suas necessidades, nem os seus desejos, não dá opiniões, nem tão pouco defende os seus direitos. É o comportamento passivo em que a pessoa falha na expressão de suas necessidades ou preferências, emoções e opiniões. Se ela é a primeira a violar seus próprios direitos, acaba por dar ao outro a permissão de também fazê-lo.

Agressiva: implica na defesa dos seus direitos pessoais de uma forma hostil, exigente, ameaçadora ou punitiva para com o interlocutor. Expressa sentimentos, pensamentos e opiniões não levando em conta os direitos das outras pessoas. Faz tentativas constantes de dominar os outros e impor a sua posição;

Assertiva: expressa os próprios sentimentos, necessidades e direitos ao mesmo tempo em que respeita os direitos das outras pessoas. Assertividade é a capacidade de auto-afirmar os seus próprios direitos, sem deixar-se manipular e sem manipular os demais. É comunicar direta e honestamente o que se quer, considerando também os direitos e intenções das outras pessoas. É um comportamento que permite defender os próprios direitos sem violar os direitos dos outros. É uma atitude de respeito a si e aos outros. A pessoa assertiva se preocupa com os fatos, já o não assertivo foca o agente dos fatos.

O conhecimento das diversas formas de se comunicar nos permite refletir sobre a melhor maneira de relacionar-se com as pessoas e de emitir mensagens. O ideal é que as mensagens sejam comunicadas de forma assertiva – com uma intenção clara e objetiva, com coerência entre sentimentos, pensamentos e atitudes.

Assertividade vem de “Assero” que significa afirmar. Afirmar não é acertar. Portanto, não se trata de acertar, mas de saber se firmar e afirmar. A assertividade é a arte de defender o próprio espaço vital, físico, mental ou emocional, sem recuar e sem agredir.

Afirmações Assertivas:

1. Comece com a palavra “eu”.
2. Expresse o seu sentimento, pensamento ou necessidade.
3. Fale sobre o comportamento de quem causou o conflito.
4. Expresse a consequência ou mudança que você deseja e o porquê.

Evite Expresões Como:

• Eu acho que
• Não tenho certeza
• Veja bem, acho que
• Gostaria de dizer (Diga)
• Queria te perguntar (Pergunte)
• Pode ser (É)
• Não sei, qualquer um
• Vou estar apresentando (Apresente)
• Eu queria mostrar (Mostre)
• Não poderia deixar de estar aqui presente (É um prazer estar aqui)

Prefira A Linguagem Positiva:

• Problemas x Desafios.
• Custos x Investimentos.
• Culpados x Responsáveis.
• Crise x Oportunidade.
• Velho x Experiente.
• Arrogante x Autoconfiante excessivo.
• Covarde x Excesso de cautela.
• Não falte x Compareça.
• Não esqueça x Lembre-se.
• Mas x E.

Já percebeu o quanto a assertividade está fazendo falta hoje?

Soeli de Oliveira é consultora e palestrante do Instituto Tecnológico de Negócios nas áreas de Marketing, Varejo, Atendimento e Motivação. E-mail: soeli@sinos.net – Novo Hamburgo – RS.

Share on FacebookShare on TwitterShare via email
Publicado em Colunas, Marketing & Business por Soeli de Oliveira. Marque Link Permanente.

Sobre Soeli de Oliveira

Soeli de Oliveira tem 13 anos de experiência no varejo e atua há 12 anos como Consultora e Palestrante nas áreas de marketing, varejo, atendimento e motivação do INSTITUTO TECNOLÓGICO DE NEGÓCIOS – Novo Hamburgo/RS. É graduada em Comunicação Social com Especialização em Relações Públicas pela Federação de Estabelecimentos de Ensino Superior (FEEVALE) – Novo Hamburgo/RS. Tem pós – graduação em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) – Porto Alegre/RS, pós – graduação em Recursos Recursos Humanos pela FEEVALE – Novo Hamburgo/RS, especialização em Dinâmica de Grupos pelo Sociedade Brasileira de Dinâmica de Grupos (SBDG) – Porto Alegre/RS e capacitação em Maestria em Sala de Aula pelo IEA de Florianópolis/SC.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>