DESDE 1994 SERVINDO À COMUNIDADE BRASILEIRA NOS ESTADOS UNIDOS.

Colômbia detecta aves contaminadas com gripe do frango

O governo da Colômbia disse ter detectado pela primeira vez no país casos da gripe do frango.
O vírus, que afeta aves e pode ser fatal quando transmitido para os seres humanos, contaminou cerca de 300 mil frangos em três fazendas que foram colocadas em quarentena no Departamento de Tolima.

O Ministro da Agricultura colombiano, Andres Felipe Arias, disse se tratar de um foco isolado da doença e que a variedade encontrada no país é “uma forma do vírus que não chega nem perto da forma de vírus que mais tememos”.

Ele estava se referindo à versão H5N1 do vírus causador da gripe do frango, que desde 2003 já foi responsável pela morte de pelo menos 60 pessoas e o extermínio de 100 milhões de aves em países asiáticos.

“Não se trata do vírus que causou preocupação em todo o mundo. Não é o tipo de vírus que infectou pessoas na Ásia”, disse o ministro.

Turquia

Enquanto isso, cientistas da União Européia (UE) estão analisando amostras de sangue de aves mortas na Turquia e na Romênia, que teriam contraído a variedade do vírus que representa um risco às pessoas.

Os resultados devem sair na quarta-feira. A UE anunciou nesta segunda-feira a proibição da importação de aves da Turquia após relatos de contágio com a gripe aviária numa fazenda na província de Balikesir.

Milhares de aves estão sendo abatidas na Turquia e na Romênia, numa tentativa de prevenir que o vírus contamine mais aves ou mesmo seres humanos.

Especialistas dizem que o vírus foi espalhado por pássaros migratórios que atravessam a Turquia em sua rota dos Montes Urais, na Rússia, rumo à África.

Baixe nosso app:

Comments

comments

Gazeta Admininstrator
Gazeta Admininstrator
165