DESDE 1994 SERVINDO À COMUNIDADE BRASILEIRA NOS ESTADOS UNIDOS.

Breaking news

Cinco filmes brasileiros estréiam em festival em Miami

Por Silvana dos Santos

Após ter sua estréia cancelada na última sexta-feira dia 10 de junho devido à tempestade tropical Arlene, o IX Festival de Cinema de Miami finalmente começou no sábado dia 11 de junho ás 8:00 hrs da noite, de casa cheia.
O Teatro Jackie Gleason em Miami Beach, Estará sediando a apresentação dos 14 filmes de longas e 12 de curtas-metragens que estarão concorrendo ao prêmio Lente de Cristal á ser entregue no dia 18 de junho ás 10:00 hrs da noite.

O festival entregará dez prêmios aos longas-metragens e seis aos curtas, que incluem, entre outros, prêmios ao melhor filme, à melhor atriz, ao melhor ator, ao melhor diretor e dois ao melhor filme, um decidido pelo público e outro pelo jurado.

Durante esses nove dias os oraganizadores do Festival, elaboraram seminários que serão apresentados na cinemateca da Spañola Way # 512 em South Beach.

Após a exibição do curta Red, de Flávio Frederico, que mostrou muita violência não encantando a platéria, foi exibido o primeiro longas metragens na disputa pela prêmio Lente de Cristal.O segundo longa-metragem em competição, Feminices, de Domingos de Oliveira, foi recebido com aplausos pelo público.

Entre as celebridades presentes no festival, estão a atríz Beth Faria, que chegou no sábado para participar da sessão de seu novo longa-metragem, Bens Confiscados, de Carlos Reichenbach, a atriz Beth Mendes que estará recebendo uma homenagem no festival,o ator Felipe Camargo, a cineasta Carla Camurati e o nadador Fernando Sherer.

Adriana Dutra, diretora do festival, abriu o evento destacando a qualidade e atualidade dos filmes deste ano, todos realizados em 2004 e 2005 e estreados nos EUA, incluindo cinco estréias mundiais. “Esta é a melhor seleção de filmes que já tivemos. Vai nos deixar orgulhosos de nosso país”.

A diretora ressaltou que pela primeira vez os filmes serão exibidos em uma sala com capacidade para mais de mil pessoas, prevendo que o público deste ano superará amplamente o do ano passado, que foi de mais de 30.000 pessoas. “Queremos oferecer o melhor a este público maravilhoso de Miami que nos apoiou desde quando realizamos nosso primeiro festival, em 1997, e que nos permitiu crescer a cada ano”, disse.

O Embaixador do Brasil em Miami João Almino esteve presente na abertura do Festival de Cinema e destacou o fato de que o festival, que inclui oficinas e seminários sobre co-produção e distribuição nos EUA, é uma excelente plataforma para desenvolver os negócios cinematográficos.

O evento reúne cerca de 30 filmes, entre os quais os críticos locais destacaram Redentor (2004), dirigido por Cláudio Torres e com a atriz Fernanda Montenegro. A atriz também está em Olga, de Jayme Monjardim.

Outro filme de destaque, segundo os críticos, é O Casamento de Romeu e Julieta (2004), de Bruno Barreto, escolhido para a noite de encerramento do festival.

Também criaram especial expectativa as cinco estréias mundiais do festival, Bens Confiscados, de Carlos Reichenbach; Bendito Fruto, de Sérgio Goldenberg; O Diabo a quatro, de Alice de Andrade; Ódiquê?, de Felipe Joffily, e Vestido de Noiva, de Joffre Rodrigues, que oferecem uma variada mostra das produções mais recentes do cinema brasileiro.

Sônia Braga, uma das atrizes brasileiras mais conhecidas no mundo, entregará o prêmio de melhor atriz na cerimônia de premiação, marcada para o dia 18 de junho, no sábado.

O encontro cinematográfico renderá uma homenagem, “pelos sucessos e pela importância da carreira de 53 anos”, ao cineasta brasileiro Daniel Filho, e entregará uma Lente de Cristal de Ouro, como se chama o prêmio do evento, à atriz de cinema teatro e TV Bete Mendes.

Baixe nosso app:

Comments

comments

[apss_share]
Gazeta Admininstrator
Gazeta Admininstrator
217