DESDE 1994 SERVINDO À COMUNIDADE BRASILEIRA NOS ESTADOS UNIDOS.

Chávez anuncia vitória na Venezuela com mais de 60% dos votos

Diante de uma multidão reunida na frente do Palácio Presidencial de Miraflores, o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, proclamou sua vitória nas eleições deste domingo (3). A divulgação do primeiro boletim oficial parcial deu a Chávez ampla vitória sobre seu adversário, Manuel Rosales.

“Está tudo consumado, (é) a grande vitória da Revolução Bolivariana”, afirmou o presidente em discurso aos seus seguidores, que comemoravam a reeleição debaixo de uma chuva torrencial em Caracas.

O Conselho Nacional Eleitoral (CNE) anunciou que Chávez venceu com 61,35% dos votos Rosales, que aparecia com 38,39%, após a apuração de 78,31% das urnas.

Em discurso para os militantes chavistas, a maioria usando camisetas vermelhas e agitando bandeiras nacionais, Chávez afirmou que “o reino do socialismo é o reino do futuro venezuelano”.

Com uma vantagem de 22,96 pontos, Chávez obtinha 5.936.141 votos contra 3.715.292 do adversário, informou a diretora do CNE, Tibisay Lucena. Segundo ela, foram apurados até agora 9.811.333 votos.

Sistema eleitoral

O sistema eleitoral da Venezuela prevê um único turno para as eleições presidenciais, por isso, o candidato que obtiver mais votos neste domingo –sem importar o índice de participação dos eleitores– , governará o país entre 2007 e 2013.

Chávez prometeu que, caso vença, promoverá uma reforma para que o chefe de Estado possa exercer mais que dois mandatos consecutivos, como dita a atual lei venezuelana.

A oposição rejeita a intenção de Chávez, vista como barreira para a democracia no Executivo.

Baixe nosso app:

Comments

comments

Gazeta Admininstrator
Gazeta Admininstrator
152