DESDE 1994 SERVINDO À COMUNIDADE BRASILEIRA NOS ESTADOS UNIDOS.

Breaking news

Ceará planta árvore solar

Share

Era uma árvore que não tinha semente, não dava frutos e nem soltava os galhos, mas se tornou importante para a geração de energia limpa no Brasil por explorar a energia solar. Estou me referindo a projeto da UECE (Universidade do Estado do Ceará) que construiu e instalou uma árvore solar que a partir da luz do sol gera energia limpara para abastecer bicicletas elétricas no campus Itaperi da universidade.

O projeto foi desenvolvido pela UECE em parceria com empresas do estado. O formato da árvore artificial solar foi desenhado pela Projec e capitaneado pela ncubaUECE.

O Brasil, em comparação a países europeus como a Alemanha, ainda precisa expandir a sua malha de produção e distribuição de energia limpa, aquela gerada sem a emissão de gases de efeito estufa, desmatamento e exploração de mão de obra subescrava. O nosso país é rico em incidência da luz do sol mesmo no período do inverno, mas ainda somos dependentes da energia hidrelétrica (que também é considerada limpa, porém causadora de profundas transformações ambientais no redirecionamento de leitos de rios) e da energia termelétrica.

O projeto da UECE pode, por exemplo, inspirar as prefeituras de todo o Brasil e instalarem a árvore solar no lugar dos postes de rua, gerando luz limpa e barata para iluminar ruas e avenidas, e também servindo como pontos para recarga de celular, laptop e demais equipamentos de uso particular e público. Podendo ser utilizada para alimentar a energia de redes de internet sem fio gratuito em comunidades carentes, escolas e bibliotecas públicas

A árvore solar da UECE possui 10 metros de altura, construída em estrutura metálica e fibra de vidro, apresenta 10 painéis fotoelétricos em formato circular que lembram o desenho de folhas. Em sua base está instalado o bicicletário onde dez bicicletas podem ser abastecidas a cada quatro horas. As bicicletas são utilizadas pela equipe de segurança do campus.

A árvore solar cearense foi inaugurada no dia 21 de fevereiro de 2017, e o projeto promete repassar parte da energia gerada para a rede pública de energia do campus proporcionando crédito na conta de luz da universidade. Esperamos que o projeto inspire a energia limpa no Brasil.

Baixe nosso app:

Comments

comments

Share

Tags:

Fernando Rebouças
Fernando Rebouças
Fluminense, da cidade de Niterói-RJ, desde a infância desenha e cria os personagens da turma do "Oi! O Tucano Ecologista", publicadas em diversos jornais e revistas renomados. Os personagens também viraram gibi e e-books.
210