DESDE 1994 SERVINDO À COMUNIDADE BRASILEIRA NOS ESTADOS UNIDOS.

Carros contarão com sistema “anticapotagem”a partir de 2012

A Administração Nacional de Segurança em Rodovias (NHTSA) dos Estados Unidos vai obrigar que todos os veículos com peso inferior a 4,5 toneladas fabricados a partir de 2012 passem a contar com um sistema eletrônico anticapotagem (ESC).

Os dois principais fabricantes americanos, General Motors e Ford, já anunciaram que todos os seus veículos contarão com sistemas ESC a partir dos modelos 2011.

Segundo as estatísticas da NHTSA, embora as capotagens representem apenas 2% dos acidentes registrados a cada ano nas estradas americanas, representam 40% das mortes dos ocupantes dos veículos.

Os sistemas ESC reduzem o risco de o carro capotar em 84%, podendo salvar, por ano, entre 5.300 e 10.300 vidas caso sua instalação seja obrigatória em todos os veículos. Além disso, os sistemas ESC reduzem a gravidade das lesões durante um acidente.

A Secretária de Transporte dos EUA, Mary Peters, defendeu a medida, ao assinalar que “esta tecnologia salvará milhares de vidas.

-Como os airbag ou os cintos de segurança, dentro de 10 anos, nos perguntaremos como podíamos dirigir veículos sem esta tecnologia, afirmou.

A NHTSA calcula que a instalação obligatória da ESC nos veículos custará aos fabricantes de automóveis US$ 985 milhões. Desta cifra, US$ 111 milhões é o custo de instalação daqueles veículos que já contam com freios ABS, ou seja, 93% dos veículos fabricados.

Baixe nosso app:

Comments

comments

Gazeta Admininstrator
Gazeta Admininstrator
153