DESDE 1994 SERVINDO À COMUNIDADE BRASILEIRA NOS ESTADOS UNIDOS.

Breaking news

Cai o número de imigrantes presos na fronteira entre EUA e México

Foto: US Border Patrol.

A política imigratória do presidente Donald Trump concedendo ainda mais autoridade para os agentes da fronteira tem contribuído para diminuição no número de detenções de pessoas entrando ilegalmente no país, que diminuiu 58% nos primeiros cinco meses do atual governo.

Dados do ano fiscal de 2017 da U.S. Border Patrol revelam que, de fevereiro a junho deste ano, 97.550 imigrantes foram pegos ao tentar a travessia ilegal. No mesmo período de 2016, foram 234 mil. Em maio de 2017, foram 19,962 imigrantes detidos, sendo que no mesmo mês em 2016 foram 55,442. O mês de abril, com 15.775 detenções, foi o mais baixo nos últimos cinco anos.

Os números mostram que, pouco antes da eleição e depois que Trump já havia sido eleito -mas antes de sua posse-, o fluxo de imigrantes aumentou, com crescimento de 18% nas detenções em setembro e outubro.

A recente morte de dez pessoas que sufocaram quando tentavam entrar ilegalmente no Texas com outras dezenas em um caminhão, em julho, além de um caminhão com 138 imigrantes encontrado abandonado na fronteira do México na semana passada, reforçam o medo e os perigos da travessia.

Além da orientação para os agentes de fronteira agirem com mais rigor, outro ponto que contribui para a queda nos números se refere às mudanças nas leis imigratórias do governo, com corte de verbas para as cidades-santuário e ordem para que autoridades policiais nas cidades reportem à imigração sobre detenção de indocumentados.

A maior parte do fluxo de imigrantes (36% das detenções) se concentra no Vale do Rio Grande, no Texas. Os dados também indicam que, atualmente, imigrantes e coiotes estão mais espalhados por toda a fronteira.

Em se tratando de deportação, a administração do ex-presidente Barack Obama, porém, foi a que registrou maior número, com média de 16.600 ao mês e aumento para 21.570 nos quatro últimos meses.

Com informações do Washington Examiner.

Baixe nosso app:

Comments

comments

[apss_share]

Tags: ,,,

Gazeta News
Gazeta News
274