DESDE 1994 SERVINDO À COMUNIDADE BRASILEIRA NOS ESTADOS UNIDOS.

Cai a aprovação a Bush e à guerra do Iraque

Duas pesquisas de opinião indicam que os norte-americanos estão cada vez mais pessimistas quanto à guerra no Iraque e sua condução pelo presidente George W. Bush. A maioria acredita que essa é uma guerra que não vale a pena e quer ver as tropas norte-americanas de volta aos EUA no prazo de um ano.

Segundo a pesquisa Washington Post/ABC, 62% dos entrevistados desaprova a maneira como Bush vem atuando como presidente, enquanto 36% aprovam; 70% desaprovam o modo como Bush vem conduzindo a guerra no Iraque, enquanto apenas 28% aprovam; 61% acreditam que não valeu apena invadir o Iraque, enquanto 36% acham que valeu a pena. Foram ouvidos 1.005 adultos, entre os dias 7 e 11 de dezembro; a margem de erro é de 3 pontos porcentuais.

Na pesquisa USA Today/Gallup, 59% dos entrevistados aprovam o desempenho de Bush como presidente e 38% desaprovam; 53% acreditam que invadir o Iraque “foi um erro”, enquanto 45% disseram que “não foi um erro”; para 62%, invadir o Iraque não valeu a pena, enquanto 37% disseram que valeu a pena; apenas 16% disseram acreditar que os EUA e seus aliados “estão vencendo a guerra”, enquanto 17% acreditam que a resistência iraquiana está vencendo e 64% acreditam que ninguém está vencendo. Apenas 14% dos entrevistados disseram acreditar que os EUA “sem dúvida vão vencer” a guerra, enquanto 36% opinaram que os EUA não têm como vencer e 25% disseram que os EUA podem vencer, mas não acreditam que vencerão. Sobre quando os EUA deveriam retirar suas tropas do Iraque, 30% disseram que em menos de seis meses, 25% que entre seis meses em um ano, 25% que de um a dois anos e apenas 2% que elas devem sair imediatamente. Essa pesquisa ouviu 1.009 adultos entre os dias 8 e 10 de dezembro; a margem de erro é de 3 pontos porcentuais.

Baixe nosso app:

Comments

comments

Gazeta Admininstrator
Gazeta Admininstrator
164