DESDE 1994 SERVINDO À COMUNIDADE BRASILEIRA NOS ESTADOS UNIDOS.

Breaking news

Bush mostra seu desejo de que cubanos possam decidir sua forma de governo.

O presidente norte-americano, George W. Bush, disse nesta segunda-feira(7) que são os cidadãos cubanos os que decidirão se colocarão fim à “situação tirânica” na ilha.

O comentário foi feito após uma semana da internação do ditador cubano Fidel castro, 79, para uma cirurgia no intestino.

Em sua fazenda em Crawford (Texas), onde passa férias, Bush avalia que “nosso desejo” é que os cubanos possam escolher “sua própria forma de governo”.

Quando Cuba tiver a possibilidade de transformar a atual “situação tirânica” em outro tipo de sociedade, “os cubanos deverão decidir”, disse Bush em entrevista coletiva junto à secretária de Estado, Condoleezza Rice.

Uma semana após passar por uma cirurgia gástrica que o afastou do poder, Fidel Castro, se “recupera lentamente”, segundo declaração feita hoje pelo vice-presidente cubano, Carlos Lage.

As recentes declarações sobre o estado de saúde do líder cubano não oferecem muitos detalhes e aparentemente tentam pôr fim a especulações de que Fidel já estaria morto.

“As notícias que temos são de que ele continua progredindo bem. Serão necessárias algumas semanas, mas ele vai se recuperar”, afirmou Lage, que está em visita oficial a Sucre, Bolívia.

Na segunda-feira passada (31), Fidel passou o comando do país a seu irmão Raúl Castro, 75. No poder desde 1959, foi a primeira vez que Fidel delegou seu poder temporariamente. O líder cubano, que completa 80 anos no próximo domingo (13), foi submetido a uma delicada cirurgia para conter uma hemorragia intestinal.

Neste domingo o presidente venezuelano, Hugo Chávez, disse que o líder cubano está se recuperando da operação a que foi submetido.

“Sei que está se recuperando, temos relatos fidedignos de sua franca e notável recuperação”, disse Chávez em seu programa dominical de rádio e televisão “Alô Presidente!”. “Um aplauso para este companheiro, irmão e líder socialista”, pediu Chávez.

Seu estado de saúde foi declarado um “segredo de Estado” pelo próprio Fidel em mensagem divulgada na terça-feira passada (1), motivo pelo qual as autoridades cubanas não deram detalhe algum e se limitaram a anunciar que ele está se recuperando satisfatoriamente e seu estado de saúde é estável.

Com agências internacionais

Baixe nosso app:

Comments

comments

[apss_share]
Gazeta Admininstrator
Gazeta Admininstrator
223