DESDE 1994 SERVINDO À COMUNIDADE BRASILEIRA NOS ESTADOS UNIDOS.

Breaking news

Bush assina lei que libera papéis sobre elo entre CIA e nazistas

O presidente americano, George W. Bush, sancionou uma lei nesta sexta-feira que aumenta em dois anos o trabalho de uma comissão do governo encarregada de analisar documentos da CIA (agência de inteligência dos EUA) que detalham a relação entre essa agência e ex-nazistas e crimes de guerra.

A lei, que ganhou aprovação do Congresso no início deste mês, abre caminho para a liberação de milhares de documentos sobre ex-nazistas, incluindo alguns que ajudaram CIA durante a Guerra Fria contra a ex-União Soviética.

A lei requer que as agências federais forneçam aos grupos de trabalho todos os documentos que digam respeito a crimes de guerra nazistas.

A CIA, que já entregou cerca de 1,25 milhão de páginas de documentos, recusou-se a liberar outras centenas de milhares –muitas relacionadas aos vínculos dela com os nazistas que não foram acusados de crimes de guerra.

A agência havia concordado em liberar mais documentos depois que o senador republicano Mike DeWine (Ohio) pediu ao diretor da agência, Porter Goss, que explicasse a posição da CIA em uma audiência pública.

O grupo de trabalho inclui autoridades do Arquivo Nacional dos EUA, da CIA, FBI (polícia federal dos EUA), Pentágono e outras agências.

Baixe nosso app:

Comments

comments

[apss_share]
Gazeta Admininstrator
Gazeta Admininstrator
223