DESDE 1994 SERVINDO À COMUNIDADE BRASILEIRA NOS ESTADOS UNIDOS.

Breaking news

Brasil e EUA fecham acordo para treinamento de policiais brasileiros

Share

Agentes da polícia brasileira. Foto: Pinterest.

Agentes das forças de segurança dos Estados Unidos treinarão delegados e agentes da Polícia Federal brasileira para identificar a origem de armas de fogo apreendidas em operações em todo o país.

Um acordo bilateral entre os dois países foi assinado na última semana pelo ministro da Justiça, Torquato Jardim, e oficiais do Bureau of Alcohol, Tobacco, Firearms and Explosives – ATF – , em Washington.

O acordo prevê a ida de oficiais americanos ao Brasil para ensinar delegados e agentes da Polícia Federal a usar um sistema digital de rastreamento criado pelo governo americano em 2005.

As negociações para a cooperação internacional começaram em 2010 e foram finalizadas somente na última semana. O ministro da Justiça, que ocupa o cargo há pouco mais de dois meses, o governo do presidente Michel Temer quer expandir o intercâmbio de tecnologia com as forças de segurança dos EUA.

Alguns agentes brasileiros já passaram por treinamento na Flórida para controle de embarcação no mar e em aeroportos. Outros agentes brasileiros já tiveram treinamento no FBI, na CIA. Além de drogas e armas, o foco é treinamento dos agentes para reconhecer dinheiro falso ou pirataria de produtos de toda natureza, como medicamentos.

Para o ministro, os EUA são o país com maior “tradição de cooperação” nas Américas. “Isso vem desde a segunda Guerra Mundial. São quem tem a tecnologia mais aplicável ao nosso ambiente. O mercado americano é o mais próximo do nosso”, afirmou o ministro Jardim, que se encontrou com autoridades americanas em Washington e Nova York.

Com informações da BBC News.

Baixe nosso app:

Comments

comments

Share

Tags: ,,,

Gazeta News
Gazeta News
379