DESDE 1994 SERVINDO À COMUNIDADE BRASILEIRA NOS ESTADOS UNIDOS.

Breaking news

Boas Maneiras em uma Igreja

Quando vamos a uma igreja é essencial que conheçamos as normas da organização. Independentemente se fazemos parte, ou se somos apenas um convidado da mesma, devemos ter sempre respeito com os rituais e com todos os que estão congregando. Seguir alguns protocolos é fundamental, para que nossa participação seja memorável.

• Quando a igreja tem o grupo de acolhida, os que aguardam a chegada das pessoas na porta, devemos ser gentis. Se for a primeira vez, podemos nos introduzir, mas tomando cuidado para não atrapalhar o grupo que está recebendo a todos.

• Devemos fazer o possível é impossível para chegarmos no horário certo; ou melhor, antes do início dos serviços religiosos. Se algum imprevisto nos faz chegar atrasado, devemos manter o silêncio ao entrar e de preferência sentarmos nas ultimas filas, para não tirar a atenção das outras pessoas, que já estão reverenciando.

• Ao entrarmos em um santuário, devemos observar como os outros estão se comportando. Muitas igrejas preferem que seus membros entre em silêncio e assim permaneçam. Se for de uma maneira onde as pessoas são mais descontraídas e sociais, podemos até “bater um papo”. Porém, quando o serviço iniciar, devemos prestar atenção na pessoa que está no altar. Não devemos jamais conversar durante o culto ou missa, ou qualquer tipo de serviço espiritual. Nada incomoda mais, quando durante estes momentos, alguém resolve ficar conversando, mesmo que seja em voz baixa.

• Desligar o celular é obrigação. Outros barulhos como de salto de sapato, também devem ser evitados. Não fazer bolhas de chiclete. Enfim, tudo que possa desviar a atenção de todos que naquele momento, estão rezando ou ouvindo um líder espiritual.

• Antes de irmos a uma igreja nova, devemos saber qual o estilo de roupa que as pessoas usam. Atualmente, a maioria das igrejas não faz exigências quanto à forma de se vestir para que possamos participar. Porém, ainda há aquelas mais conversadoras e tradicionais, onde as mulheres usam somente vestidos é até chapéus e os homens ternos. Independente dos costumes do lugar onde vamos congregar, alguns tipos de roupas não devem ser usadas: shorts, bermudas, chinelo de dedo (tipo havaianas), vestidos e saias curtas, roupas Justas, decotadas, ou seja, vestir-se adequadamente para a ocasião. Lembre-se que é um lugar sagrado.

• Mesmo quando estamos participando de um serviço, o convite, como para um batizado ou casamento, do qual não congregamos, devemos respeitar os rituais, como por exemplo, quando todos são convidados a levantar, devemos fazer o mesmo, e não permanecermos sentados, pois seria desrespeitoso com os demais.

• Se vamos estar acompanhados de crianças para um serviço religioso, é necessário sabermos com antecedência quais são as normas que a igreja segue para com elas. Algumas tem serviços especiais para crianças e jovens em salas reservadas, para que os adultos possam ter uma participação melhor. Quando nossos filhos estão presentes conosco, precisamos mantê-los de uma forma que não atrapalhe as outras pessoas.

Devemos sempre lembrar que quando vamos a igreja, independente da congregação, estamos indo a casa de Deus. É um lugar de paz, onde todos vamos para fazermos nossos pedidos e orações e elevarmos nosso lado espiritual. Por isto, devemos sempre ter muito respeito com o local.

Baixe nosso app:

Comments

comments

[apss_share]

Tags: ,,

Cristina Felix
Cristina Felix
Cristina Felix, natural de Santa Catarina, vive nos Estados Unidos há 16 anos. Ex-agente de viagens, atualmente é professora particular de Etiqueta Social e Boas Maneiras.
224