DESDE 1994 SERVINDO À COMUNIDADE BRASILEIRA NOS ESTADOS UNIDOS.

Blair e Putin discutem combate a extremistas

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, tem um encontro nesta quarta-feira em Londres com o primeiro-ministro britânico, Tony Blair, em um segundo dia de reuniões em que o tema do combate aos grupos extremistas deve estar no topo da agenda.
Esta é a primeira visita de Putin à Grã-Bretanha nos últimos dois anos. Os dois países viveram um distanciamento depois que o governo britânico se recusou a deportar para a Rússia o líder checheno Ahmed Zakayev.

Mas a especialista em diplomacia da BBC, Bridget Kendall, afirma que a situação melhorou recentemente porque o governo Blair apresentou leis de combate ao grupos considerados terroristas que não destoam das idéias de Putin sobre este assunto.

Na terça-feira, os dois líderes conversaram a respeito das relações entre a Rússia e a União Européia, cuja Presidência rotativa no momento é ocupada pela Grã-Bretanha.

Gás

Além do caso relacionado a Zakayev, as relações russo-britânicas também ficaram estremecidas quando a Grã-Bretanha se recusou a deportar o empresário Boris Berezovsky, um oligarca que é adversário de Putin.

Outro tema que deve compor a agenda das discussões é o das relações comerciais entre os dois países.

Na terça-feira, Putin discutiu com Blair e outros líderes da União Européia (UE) planos para aumentar o fornecimento de gás natural russo para o bloco europeu.

A expectativa é de que, em breve, a Rússia esteja fornecendo metade do gás natural consumido pelos países-membros da UE.

Baixe nosso app:

Comments

comments

Gazeta Admininstrator
Gazeta Admininstrator
152