DESDE 1994 SERVINDO À COMUNIDADE BRASILEIRA NOS ESTADOS UNIDOS.

Breaking news

Avião britânico que caiu no Iraque foi derrubado por rebeldes

O avião Hércules da Royal Air Force (RAF) que caiu em janeiro passado no Iraque matando seus dez ocupantes foi derrubado por rebeldes iraquianos, que utilizaram armas antiaéreas antigas, segundo informações publicadas nesta terça-feira pelo jornal britânico “Daily Telegraph”.

Um investigação preliminar sobre as causas da catástrofe –a maior perda de vidas entre os britânicos desde o início da guerra no Iraque, em março de 2003– descartou todas as causas, exceto um eventual ataque dos rebeldes iraquianos.

Agora, um oficial revelou que a investigação concluiu que o avião foi derrubado por disparos antiaéreos, quando voava a baixa altitude, talvez a apenas 46 metros do solo.

Segundo um oficial que falou ao jornal em condição de anonimato, “o avião foi feito em pedaços por um canhão de 20mm (…), o que provocou a queda”.

Ainda de acordo com o “Daily Telegraph” com o jornal, os disparos podem ter saído de um canhão duplo do tipo Zu-23, dos anos 60, fabricado na China ou na União Soviética, uma arma que figurava no antigo arsenal do presidente iraquiano Saddam Hussein.

Este tipo de arma tem o alcance de 1,8 km e pode ser fixado em um caminhão ou puxado em reboque.

Se tal versão for confirmada, a coalizão liderada pelos Estados Unidos no Iraque poderá ser obrigada a rever as rotas e altitude de seus aparelhos sobre o território iraquiano, destaca o jornal.

Baixe nosso app:

Comments

comments

[apss_share]
Gazeta Admininstrator
Gazeta Admininstrator
196