DESDE 1994 SERVINDO À COMUNIDADE BRASILEIRA NOS ESTADOS UNIDOS.

Breaking news

Aumenta deportação de imigrantes do interior dos EUA

O número de deportações de imigrantes indocumentados que vivem em cidades do interior dos Estados Unidos aumentou 34% sob a administração Trump, segundo dados do Immigration and Customs Enforcement (ICE).

De 22 de janeiro a 9 de setembro deste ano, cerca de 54 mil imigrantes do interior foram deportados, 34% a mais em relação ao mesmo período do ano passado. Agentes do departamento de imigração esperam mais aumento ainda nos números.

Esses imigrantes indocumentados vivem em cidades que antes eram menos visadas. Outro ponto destacado é que tem havido não somente deportação de imigrantes que cometeram crimes, mas, segundo as estatísticas, de imigrantes que não tinham passagem pela polícia anteriormente (salvo a entrada ilegal no país, que é considerado crime). No mesmo período deste ano, janeiro a setembro, foram deportados 142.818 imigrantes, sendo 83.254 pessoas que cometeram crimes e 59.564 imigrantes que nunca tiveram ficha na polícia, segundo o órgão.

Segundo números do governo federal divulgados pelo The Washington Post, um total de 97.482 imigrantes foram presos e aguardam sentença. Desses, 92% são acusados de algum tipo de crime e já foram deportados anteriormente ou são fugitivos.

Estado-santuário

Na última semana, o governador da Califórnia Jerry Brown (D) assinou legislação destinada a proteger milhares de imigrantes de deportação colocando o estado como santuário para imigrantes. A lei entrará em vigor no dia 1 de janeiro de 2018.

No dia seguinte à declaração da Califórnia, o diretor de ação do ICE, Thomas Homan, criticou a lei e disse que “prejudicará a segurança pública” e obrigará os agentes a prender imigrantes no trabalho ou em casa, em vez de levá-los às prisões. Também sugeriu que a lei aumentaria a possibilidade de os imigrantes indocumentados sem antecedentes criminais serem detidos.

A ordem executiva assinada por Trump em janeiro que restringe o financiamento federal às conhecidas cidades-santuário foi bloqueada por juízes federais.

Além da lei da Califórnia, cidades e vilas no Texas estão lutando no tribunal federal sobre uma nova lei estadual que exige que as jurisdições locais comuniquem aos agentes de imigração as datas de liberação de imigrantes detidos para que os agentes federais possam levá-los sob custódia para possível deportação. Um tribunal de recursos recentemente permitiu que parte dessa lei entre em vigor.

A Califórnia e o Texas são o lar das maiores populações de imigrantes indocumentados, representando 4 milhões dos 11 milhões de pessoas que moram ilegalmente nos Estados Unidos.

Baixe nosso app:

Comments

comments

[apss_share]

Tags: ,,

Gazeta News
Gazeta News
274