DESDE 1994 SERVINDO À COMUNIDADE BRASILEIRA NOS ESTADOS UNIDOS.

Breaking news

Ato por prefeito reúne 100 mil na Cidade do México

Cerca de 100 mil pessoas se reuniram na Praça de Zócalo, a principal da Cidade do México, em manifestação de apoio ao prefeito da cidade, Andrés Manuel López Obrador, segundo a polícia mexicana.
A manifestação, convocada por ele contra o que chamou de “uma conspiração para retirá-lo da corrida presidencial”, acontece ao mesmo tempo em que a Câmara dos Deputados realiza votação que pode determinar o fim da imunidade do prefeito.

A votação foi pedida pela Procuradoria-Geral da República que solicitou o fim da imunidade por causa de uma suposta recusa do prefeito em acatar uma ordem judicial.

Na manifestação, Obrador anunciou oficialmente que vai disputar as eleições presidenciais mexicanas do ano que vem, pelo esquerdista Partido da Revolução Democrática. Segundo pesquisas de opinião, ele é o favorito para suceder o presidente Vicente Fox.

Impedido

Falando à multidão, Lopez Obrador disse que concorrerá a uma nomeação por seu partido “esteja onde estiver“, mesmo se estiver na prisão.

Segundo correspondentes, não só a praça de Zócalo, mas também as ruas próximas foram tomadas pelos manifestantes.

O mercado mexicano reagiu com nervosismo aos eventos na capital do país. A bolsa de valores do México apresentou queda de 2,3% nesta quinta-feira, a maior do ano.

O fim da imunidade e uma possível condenação do prefeito pode impedi-lo de concorrer à presidência, uma vez que, pelas leis mexicanas, uma pessoa que está sendo indiciada não pode votar ou concorrer a cargos públicos.

Em entrevista à BBC, o assessor jurídico de López Abrador, Álvaro Arceo, disse que, se for processado, o prefeito fará sua própria defesa, sem recorrer a advogados.

De acordo com Arceo, o prefeito também decidiu não fazer uso de seu direito de ser libertado mediante pagamento de fiança.

A Procuradoria-Geral da República mexicana afirmou em um comunicado oficial que respeitará a decisão tomada pela Câmara Municipal da Cidade.

Baixe nosso app:

Comments

comments

[apss_share]
Gazeta Admininstrator
Gazeta Admininstrator
213