DESDE 1994 SERVINDO À COMUNIDADE BRASILEIRA NOS ESTADOS UNIDOS.

Breaking news

A tradição e origem das comidas de Natal

Estamos na contagem regressiva para o Natal e não tem como negar umas das coisas mais gostosas dessa época é a ceia. A ceia é a hora de boa conversa de risadas e sem duvida alguma é o momento da celebração dessa data tão esperada. Eu amo as comidas de Natal, e fui atrás da tradição e origem de algumas delas, confira comigo e fique por dentro de onde vem essas delicias.

Peru de Natal

Vem dos americanos, a tradição de comer peru no Natal é baseada na cultura do Dia de Ação de Graças, quando é o prato principal do cardápio. Mas essa não é a única opção de carne natalina. Também tem o Tender, uma peça de presunto defumado de forma arredondada, que costuma ser decorada com cravos da índia, característica do período natalino.

Panetone

Entre aos diversos comentários sobre sua origem está a de que o pão, com frutas cristalizadas e que demorava mais tempo para ser produzido, teria surgido em Milão, quando era servido apenas em eventos especiais. Aos poucos, o produto foi se popularizado e hoje faz parte do cardápio Natalino.

Uvas passas

Estão presentes em diversos dos pratos natalinos. O uso mais comum é no arroz, conhecido como arroz à grega, que acompanha as carnes. Também são usadas na receita de farofas.

Rabanada

De origem portuguesa, a rabanada é tradicional no dia da Consoada, que acontece em 24 de dezembro. Feita com “sobras” de pão polvilhadas com açúcar, a sobremesa se tornou prato típico natalino. Também há relatos de que seria uma tradição europeia servir rabanada para mulheres que davam à luz, com o intuito de que produzissem mais leite.

Nozes, castanhas e avelãs

Frutos secos, típicos dos países nórdicos, podem ser consumidos sozinhos ou em sobremesas. A associação com o Natal está relacionada à época típica de produção das plantas nativas da Europa e da Ásia, que costumavam dar frutos no fim de outono e começo do inverno.

Salpicão

O nome do prato seria oriundo da palavra salpicón, comum na culinária mexicana e francesa, e que faz referência ao preparo que leva ingredientes crus e molho. Trata-se de um prato servido em forma de salada, frio. No Natal, a receita que leva batatas, cenoura, frango e outras tantas opções de ingredientes costuma ser incrementada com adicionais como nozes picadas e uvas passas.

Baixe nosso app:

Comments

comments

[apss_share]

Tags: ,,,

Samantha Di Khali
Samantha Di Khali
Psicóloga, radialista e empresária, é gaúcha, mas reside em São Paulo. Mais de 18 anos de experiência em grandes rádios e TV brasileiras. Atualmente é colunista do portal Band.com.br.
224