DESDE 1994 SERVINDO À COMUNIDADE BRASILEIRA NOS ESTADOS UNIDOS.

Breaking news

Artigo: Aprendendo a parar de fumar

Share

Por Claudio Gomes*

É de conhecimento de praticamente todo mundo como fumar cigarro aumenta os riscos do desenvolvimento de doenças graves como câncer e enfisema pulmonar, mas ainda pode haver outros efeitos que comprometem a qualidade de vida do indivíduo. O sistema respiratório é um dos mais atingidos pela fumaça do cigarro e suas substâncias tóxicas. Por este motivo, muitas pessoas apresentam dificuldades até mesmo com as mais simples atividades rotineiras.

Não é uma batalha fácil quando se consegue parar de fumar cigarro, aquele companheiro desagradável e tóxico de todos os dias, principalmente quando o vício dura muito tempo. Mas exatamente por se tratar de um vício, é preciso ter cuidado constante, em especial nas primeiras semanas e meses após ter largado o cigarro. É geralmente nesse período que as pessoas se rendem a tentações e acabam voltando ao ponto de partida e fumam tanto ou até mais que antes.

O cigarro contém tantas substâncias tóxicas prejudiciais à saúde que doenças como câncer acabam se tornando comum para quem fuma durante muito tempo. Assim, é imprescindível largar este vício para aumentar a expectativa de vida, uma vez que após o primeiro ano longe do cigarro, os riscos de uma doença grave podem cair até 50%!

O cigarro é composto por cerca de 600 ingredientes, sendo que quando queimado mais 4.000 produtos químicos são criados e inalados. Pelo menos 50 destas substâncias são comprovadamente cancerígenos e muitos outros são venenosos e destroem aos poucos o organismo do fumante.

Largar o hábito de fumar regularmente é essencial para quem deseja ter uma vida melhor, com saúde e energia durante seu dia a dia para fazer suas atividades com qualidade. O que muita gente não sabe é que os efeitos positivos que acontecem com o corpo quando se para de fumar são extremamente rápidos e melhoram o funcionamento do organismo.

Veja agora a linha do tempo dos benefícios que ocorrem quando alguém para de fumar e percebe as melhorias significativas que ocorrem:

Em seis horas sua frequência cardíaca e sua pressão arterial normalizam. Em um dia quase toda a nicotina está fora de sua corrente sanguínea.

O nível de monóxido de carbono no sangue diminui e o oxigênio chega com mais facilidade ao seu coração e aos músculos.

Seus dedos se tornam mais quentes e as mãos estáveis, sem qualquer dormência. Em uma semana seu paladar e olfato melhoram.

O sistema de limpeza natural dos pulmões começa a se recuperar, melhorando a remoção de muco, alcatrão e pó dos respectivos órgãos (exercícios físicos ajudam).

Aumenta os níveis de antioxidantes protetores, como a vitamina C. Em dois meses Sua tosse diminui consideravelmente.

Seu sistema imunológico está em grande recuperação, fazendo com que seu corpo evite infecções e outras doenças. Em seis meses seus pulmões estão funcionando muito melhor, produzindo menos catarro e com maior capacidade de respiração.

Os níveis de estresse diminuem bastante em relação ao período em que você estava fumando. Após 1 ano Você está respirando normalmente, pois seus pulmões estão mais saudáveis e com maior eficiência. De 2 a 5 anos há uma grande queda no risco de ataque cardíaco e acidente vascular cerebral (AVC) e a chance desses problemas acontecer diminui gradualmente com o passar do tempo.

Para as mulheres, dentro de cinco anos, o risco de câncer do colo do útero é o mesmo de alguém que nunca fumou. Depois de 10 anos o risco de câncer de pulmão é menor do que a de um fumante ativo. Depois de 15 anos a chance de ataque cardíaco e acidente vascular cerebral (AVC) é quase igual ao de uma pessoa que nunca fumou.

Está claro as grandes melhorias que acontecem com o organismo após se conseguir largar o cigarro, e por isso é tão importante vencer esta batalha o quanto antes. Mesmo que seja difícil parar algumas pessoas, parar de fumar é possível para qualquer um, basta ter força de vontade e disciplina.

*Claudio Gomes é autor do bloghttp://harmonianatureza.com.br/como-parar-de-fumar/

Baixe nosso app:

Comments

comments

Share
Gazeta News
Gazeta News
212