DESDE 1994 SERVINDO À COMUNIDADE BRASILEIRA NOS ESTADOS UNIDOS.

Amigo oculto ganha cara nova na internet

Troca de presentes: sites especializados adaptam a velha brincadeira aos tempos atuais deixando-a mais organizada e divertida sem tirar o objetivo de aproximar as pessoas no fim de ano.

Já chegamos ao fim de novembro. As aulas, em muitas escolas e faculdades estão acabando, algumas empresas já planejam o recesso entre as duas datas comemorativas (Natal e Ano-Novo) e, como é de costume, participamos da tradicional brincadeira do amigo-oculto ou amigo-secreto.

O processo é o mesmo. Uma pessoa se encarrega de verificar quais são os interessados, de escrever e recortar os papeizinhos e também de distribuir para cada participante, sempre torcendo para que a pessoa não tire seu próprio nome no sorteio.
Mas para quem não quer ter este traba-lhão todo e precisa garantir que tudo vai dar certo, uma boa opção é buscar o auxílio de sites especializados que não só dispensam o encontro oficial para pegar o papelzinho, como também sugerem presentes, fazem o sorteio e até permitem a troca de mensagens secretas para os que querem confundir o amigo. A única coisa que eles não fazem é substituir a troca de presentes em si, que só tem graça ao vivo.
Um desses sites é o Yahoo Secreto (www.quemfez.com.br/yas/index.php). O sistema foi muito bem-feito e prevê situações que até mesmo os organizadores mais experientes da brincadeira não pensariam. Quem se propõe a criar o grupo pode definir a data do sorteio, a data-limite para a esco-lha dos presentes e a data de entrega. Além disso, é possível também escolher a faixa de preço dos presentes, enviar mensagens anônimas, entre outros.
Um detalhe bem legal do Yahoo! Secreto é o sistema de convite automático. Para chamar uma pessoa para participar do amigo-secreto, basta digitar o nome e e-mail que o sistema já manda todo o texto prontinho.
O administrador recebe, automaticamente, todas as mensagens das pessoas que confirmarem a participação. No caso das mensagens que não foram respondidas, as pessoas serão automaticamente reconvidadas pelo sistema dois dias antes do sorteio do grupo. Caso o cadastro não seja realizado até a data do sorteio, eles não poderão participar do grupo.
A universitária Ana Paula Godoy, de 20 anos, adotou o sistema no ano passado. Com uma família numerosa e tendo cada parente morando numa cidade diferente, o amigo secreto virtual caiu como uma luva, e até teve a função de inclusão digital. Seus avós, que nunca tinham sentado em frente a um computador, ganharam contas de e-mail e se divertiram à beça.
Já com a publicitária Ana Karina, de 28 anos, o sorteio pela internet foi a única solução viável. Ela e mais 45 membros da comunidade do Orkut Anos 80 criaram um amigo secreto globalizado entre eles. Tem participante que mora até no Japão!
A maioria nunca se viu pessoalmente e só se conhece pelo MSN. Ana sorteou
alguém que pediu uma bolsa e um livro e, generosa, pretende dar os dois mimos à sorteada. Mas daí não rola aquele famoso medo de dar um presente bacana e receber uma bomba? “O que vale é a intenção. Não vou reclamar se ganhar algo que eu odeio, como um CD de pagode”, brinca.
Apesar de seguros, os amigos secretos virtuais podem falhar. Na primeira vez que a estudante Débora Freitas usou o serviço com os colegas de faculdade, ela foi sorteada duas vezes. Daí o jeito é refazer tudo de novo ou ser generoso, como Débora foi.
“Como eu pedi um CD dos Los Hermanos, acabei ganhando dois deles. Daí eu dei um para a pessoa que não foi sorteada e deu tudo certo”, ri a jovem.

Amigo Secreto
Outra boa opção é o site Amigo Secreto (www.amigosecreto.com.br), que deixa bem claro, já no nome, para que ele veio.
O site propõe facilidades e novidades para a brincadeira, como a criação de grupos, o convite simultâneo por e-mail para a entrada de novos participantes, o sorteio eletrônico dos amigos-secretos e a troca de mensagens anônimas entre os participantes de um grupo.
Outro destaque são as sugestões de presentes fornecidas pelo próprio site, de acordo com categorias de produtos e faixas de preço informados durante o cadastro de cada pessoa ou grupo.
Para criar uma conta e um grupo, basta se cadastrar no site e definir os convidados para o amigo-oculto, que o sistema se encarrega do resto.
Criada em 2002, o site Amigo-Secreto registrou 4,4 mil grupos cadastrados no primeiro ano. Em 2005, o número subiu para 12,9 mil. “Esperamos um crescimento de 50% em relação ao ano passado. As pessoas estão cada vez mais utilizando a Internet e essa é uma brincadeira que se difunde rápido”, afirmou o presidente do site, Marcelo Abrileri.
Não existem regras que determinem o número de grupos. Quem quiser experimentar as facilidades do mundo virtual pode envolver família, amigos e colegas de trabalho, em diferentes conjuntos. A única restrição é quanto aos participantes. No site Meu Amigo-Secreto não são aceitas menos de quatro pessoas, mas não há limite máximo. No ano passado, o maior grupo contou com 85 funcionários de uma mesma empresa.
“É um sistema inteligente que elimina as situações que são indesejáveis. É para organizar as coisas e possibilitar a realização da festa para pessoas que não têm como se encontrar para o sorteio”, explica Cláudio Roberto Tucunduva Coelho, diretor executivo da empresa res-ponsável pelo site Meu Amigo-Secreto.
Para se proteger de visitas indesejadas os grupos possuem um mecanismo específico de administração. “A Internet é muito impessoal. Então criamos essa ferramenta que permite excluir um participante desconhecido”, disse Abrileri. Outra facilidade disponível nas páginas de amigos-secretos é a dica de presentes. Após determinar o valor, é possível encontrar artigos que se encaixam no perfil cadastrado pelo grupo.

iG
Grande parte dos serviços de amigo-secreto on-line segue um padrão, com ligeiras diferenças. No Amigo Secreto iG (http://amigosecreto.ig.com.br), por exemplo, é possível enviar convite para os amigos participarem, aprovação dos convidados, sorteio do amigo e envio de comunicados de interesse de todo o grupo como data, horário e local da festa.
Os participantes podem enviar e-mails para seu amigo-secreto (mantendo sigilo de sua identidade) e criar uma lista de presentes, que será divulgada só para o seu amigo-secreto. O site gerencia todo o processo da brincadeira, que fica ainda mais simples e divertida por ser virtual.
Para facilitar a vida do organizador, o serviço traz um passo a passo para auxiliar na criação do jogo. Na primeira etapa, o usuário define o nome do grupo e informa os valores mínimo e máximo dos presentes. No estágio seguinte, o coordenador da brincadeira se cadastra no grupo digitando seu nome, e-mail, senha, seu sexo, seu codinome e escolhe um ícone para acompanhar as mensagens assinadas com seu apelido.
O terceiro e último passo consiste na confirmação da criação do grupo e no convite que o sistema enviará ao organizador, que o utilizará para convidar seus amigos para participarem do amigo-secreto.

Baixe nosso app:

Comments

comments

Gazeta Admininstrator
Gazeta Admininstrator
156