DESDE 1994 SERVINDO À COMUNIDADE BRASILEIRA NOS ESTADOS UNIDOS.

Breaking news

Alarme falso de míssel balístico provoca pânico no Havaí

Só depois de quase 40 minutos foi desmentida a ameaça. Foto: Anthony Quintano/Civil Beat.

Um alarme falso provocou pânico entre moradores do Havaí no último sábado, 13. Uma mensagem oficial foi enviada para os celulares dos moradores dizendo que um míssil estava a caminho do estado americano e deixou a população da ilha, que já vem ficando aflita com as tensões crescentes entre os Estados Unidos e a Coreia do Norte, ainda mais aterrorizada.

O alerta dizia “Ameaça de míssil balístico em direção ao Havaí. Procure por abrigo imediatamente. Isto não é uma simulação”. Enviado pela Agência de Gestão de Emergência do Havaí, foi revogado 38 minutos depois de ter sido emitido, provocando confusão sobre por que foi lançado – e por que demorou tanto para rescindir. Funcionários do Estado e residentes de uma parte normalmente tranquila do Pacífico, bem como turistas, imediatamente expressaram indignação.

“O que aconteceu hoje foi totalmente inaceitável”, disse o governador David Y. Ige.

A ameaça havia sido detectada pelo Comando Militar do Pacífico e o míssil poderia cair em terra ou no mar dentro de poucos minutos. A instrução dada foi de procurar abrigos e ficar longe de janelas, segundo descrição das mensagens.

De acordo com Richard Rapoza, porta-voz da agência, o alerta foi o resultado de um erro humano e não o trabalho de hackers ou de um governo estrangeiro. O erro ocorreu durante uma broca de mudança de turno que acontece três vezes ao dia no posto de comando de emergência. “Alguém clicou na coisa errada no computador”, disse ele.

Em nenhum momento, disseram autoridades, havia alguma indicação de que um ataque nuclear tivesse sido lançado nos Estados Unidos. A Comissão Federal de Comunicações anunciou que havia começado “uma investigação completa sobre o alerta de mísseis falso no Havaí”.

Com informações do The New York Times.

Baixe nosso app:

Comments

comments

[apss_share]

Tags: ,,,

Gazeta News
Gazeta News
224