DESDE 1994 SERVINDO À COMUNIDADE BRASILEIRA NOS ESTADOS UNIDOS.

Breaking news

Ah, eu não uso remédio. Só produtos naturais!

Você não faz uso de remédios tradicionais e se define como usuário apenas de produtos naturais? E ainda acredita que com isso está prevenindo complicações com relação a saúde? Então senta que lá vem textão.

O natural é encontrado sem que o homem produza e o sintético é feito em laboratórios e industrias. Posto isso, podemos dizer que a cicuta é um veneno muito potente e é planta, a mamona é venenosa, também uma planta e o tabaco é uma planta. Além desses exemplos, existem muitos chás que são abortivos também. Então, dizer que é natural e por isso não faz mal não tem fundamento.

Porém, o maior problema dessa crença está nos suplementos naturais vendidos sem prescrição e sem orientação. Os suplementos classificados como naturais produzem efeito sim no nosso organismo e a maioria das pessoas que faz uso deles não precisa ou não tem ideia dois efeitos colaterais. Fazem o uso porque acreditam que se é natural não faz mal.

Na onda do corpo perfeito e do menor esforço possível temos os suplementos derivados de plantas que prometem o aumento de hormônios anabólicos. Hormônios anabólicos são aqueles que entre outras coisas promovem aumento dos músculos. Um estudo que analisou esses suplementos traz algumas informações interessantes. (1). O estudo foi feito em pessoas que treinavam e em pessoas sedentárias que foram usadas para comparação. Os resultados das análises das amostras de sangue revelaram um aumento na concentração de hormônios em algumas das pessoas que fizeram o uso dos suplementos nutricionais a base de vegetais. Os homens apresentaram aumento anormal dos hormônios progesterona e estrogênio. E em algumas pessoas estudadas o aumento de estrogênio e testosterona foi muito grande.

O importante é entender que, se a substância ingerida foi derivada de planta ou não, acaba não fazendo muita diferença, pois as taxas hormonais aumentam além do natural. Isso quer dizer que os efeitos irão aparecer, só não se sabe quanto e quando. Por outro lado, uma pessoa que desenvolve um tumor na hipófise ou nos testículos ou nos ovários poderá produzir muito hormônio e isso a fará ficar doente. Então, se uma pessoa com tumor nas glândulas produtoras de hormônios é tratada como doente, por que as pessoas que tomam hormônios, aumentam seus níveis hormonais não são tratadas e ainda dizem que não tem problema? Não faz sentindo.

Esse estudo conclui dizendo que os conhecimentos sobre os efeitos dos suplementos vegetais não são conclusivos apesar dos sites de venda dizerem o contrário. Complementa dizendo ainda que tais suplementos não são necessariamente seguros apenas porque são naturais.
Tudo está relacionado com a verdadeira intenção. Intenção de vender ou intenção de ser saudável ou intenção de não fazer nenhum esforço para conquistar músculos ou menos gordura. A busca pela informação correta pode trazer uma resposta que não gostamos. E nós podemos escolher se vamos cuidar da nossa saúde ou se vamos investir apenas na nossa aparência.

Baixe nosso app:

Comments

comments

[apss_share]

Tags: ,,,

Ivani Manzo
Ivani Manzo
Dra. Ivani Manzo é doutora em Ciências pela Escola Paulista de Medicina UNIFESP – EPM com ênfase em obesidade, gestação e exercício. Em 2010 iniciou seus estudos em Life Coach e desde então trabalha ajudando as pessoas a alcançarem seus objetivos.
223