DESDE 1994 SERVINDO À COMUNIDADE BRASILEIRA NOS ESTADOS UNIDOS.

Breaking news

África deve pedir duas vagas com veto no CS da ONU

A União Africana deve encaminhar à Organização das Nações Unidas (ONU) uma resolução pedindo que o continente tenha dois representantes fixos com direito a veto no Conselho de Segurança da instituição. A decisão, revelada nesta terça-feira, faz parte da declaração final da reunião de cúpula do grupo, que está ocorrendo em Sirte, na Líbia, segundo fontes diplomáticas.

Os países africanos também querem o continente tenha direito a cinco cadeiras rotativas no Conselho de Segurança, de acordo com essas mesmas fontes. A declaração final do encontro não deve trazer, porém, menção à forma como os dois representantes permanentes do continente seriam escolhidos.

A reforma do Conselho de Segurança é um dos principais temas na pauta de discussões a respeito do futuro da ONU. Brasil, Alemanha, Japão e Índia, grupo de países conhecido como G4, querem ser aceitos como membros permanentes do órgão.

Entre os países africanos, o Egito, a África do Sul e a Nigéria são apontados como principais candidatos às duas cadeiras do continente, caso elas sejam criadas no futuro.

A declaração final do encontro da União Africana também deve trazer um pedido para que as dívidas dos países do continente sejam totalmente eliminadas. Isso significaria o perdão de débitos no valor de US$ 350 bilhões, em vez dos US$ 40 bilhões já prometidos pelos países ricos.

Baixe nosso app:

Comments

comments

[apss_share]
Gazeta Admininstrator
Gazeta Admininstrator
274