DESDE 1994 SERVINDO À COMUNIDADE BRASILEIRA NOS ESTADOS UNIDOS.

Breaking news

Adolescente detido em abrigo de Chicago volta para o Rio

Vitor e o pai retornaram ao Brasil. Foto: arquivo pessoal.

O adolescente carioca Vitor Fraga, de 15 anos, foi liberado pela justiça americana após passar 15 dias em um abrigo em Chicago e retornou ao Rio de Janeiro.

Vitor e o pai retornaram ao Brasil no dia 23 de agosto, segundo o Itamaraty, que informou também que o juiz concedeu o “retorno voluntário” e nesse caso, não fica registrada a saída dos EUA como deportação, embora o jovem tenha sido obrigado a deixar o país.

Vitor também não ficou impedido de entrar novamente nos EUA, desde que esteja com o visto correto. Ele viajou com a avó no dia 8 de agosto com visto de turismo, mas estava matriculado em uma escola pública dos EUA e, ao passar pela checagem de imigração em Houston, foi impedido de prosseguir a viagem para San Francisco, na Califórnia.

O adolescente ficou duas semanas no abrigo que mantém menores do mundo inteiro. Segundo o Itamaraty, só neste ano 37 adolescentes brasileiros foram detidos pela Imigração americana, e oito deles ainda permanecem detidos.

Casos anteriores

Em 2016, adolescentes brasileiros tiveram a viagem interrompida pela imigração americana e foram enviados para o mesmo abrigo em Chicago. Anna Beatriz Dutra, Anna Stephanie Radeck e Lilliana Matte, todas com a mesma idade, 17 anos, foram barradas ao passarem pela imigração no aeroporto. Elas viajavam desacompanhadas, mas, apesar de terem autorização assinada pelos pais, as autoridades americanas não permitiram a entrada.

As três garotas foram enviadas ao mesmo abrigo de menores, em Chicago, considerado um dos principais do Departamento de Saúde e Serviços Humanos (HHS) americano.

Estudar nos EUA com visto de turista

Em junho, o GAZETA publicou uma matéria sobre a dificuldade que alguns pais estão enfrentando para matricular filhos em escolas de Orlando com vistos de turistas. Legalmente falando, não é certo e não é o que a lei dos Estados Unidos diz sobre direitos e deveres de imigrantes. Para estudar no país, principalmente em escola pública, deve-se estar com o visto correto, de estudante.

O grande número de imigrantes que matriculam seus filhos com visto de turista tem feito com que o atual governo repense e coloque em prática leis relacionadas ao caso. Saiba mais sobre isso em

gazetanews.com/brasileiros-enfrentam-dificuldades-para-matricular-filhos-em-escolade-orlando

Com informações do jornal O Globo.

Baixe nosso app:

Comments

comments

[apss_share]

Tags: ,,,

Gazeta News
Gazeta News
223