DESDE 1994 SERVINDO À COMUNIDADE BRASILEIRA NOS ESTADOS UNIDOS.

Acusado de genocídio lança livro de poesia na Sérvia

Radovan Karadzic descreve a natureza e animais silvestres
O ex-líder bósnio-sérvio Radovan Karadzic, acusado de liderar um genocídio na antiga Iugoslávia, acaba de lançar um livro de poesia em que trata de temas como as florestas, os rios e os animais silvestres.
O livro, intitulado Sob o Seio Esquerdo do Século, foi apresentado ao público nesta terça-feira em Pozarevac, na República da Sérvia e Montenegro, a cidade natal do ex-líder iugoslavo Slobodan Milosovic.

Karadzic não compareceu ao lançamento – acusado de genocídio, crimes de guerra e crimes contra a humanidade, ele é procurado pelo tribunal que julga os crimes de guerra na antiga Iugoslávia e está foragido há oito anos.

Ele já escapou de várias tentativas de captura realizadas pela Otan, a aliança militar liderada pelos Estados Unidos, e mesmo assim conseguiu escrever vários livros, entre os quais um volume de poesias para crianças e um romance, segundo seus partidários.

Vivo e na ativa

O editor da obra, Slavoljb Obradovic, se recusou a revelar como o manuscrito do novo livro, que reúne 47 poesias chegou às suas mãos.

“Este é o meu segredo profissional”, disse ele à agência de notícias Associated Press.

“Eu não sei onde ele está e, se soubesse, não diria.”

Uma nota da editora afirma que Karadzic, um psiquiatra que ascendeu a líder militar dos sérvios da Bósnia-Herzegóvina no início dos anos 1990, está “vivo e criando ativamente”.

O Tribunal Penal Internacional para a Ex-Iugoslávia funciona em Haia, na Holanda, e já tem sob seu poder o próprio Milosevic, que era o presidente iugoslavo na época do conflito.

Baixe nosso app:

Comments

comments

Gazeta Admininstrator
Gazeta Admininstrator
165