DESDE 1994 SERVINDO À COMUNIDADE BRASILEIRA NOS ESTADOS UNIDOS.

Breaking news

Acidente com caminhão-tanque carregado de cloro mata 28 na China

Um caminhão-tanque carregando 30 toneladas de gás cloro se chocou com outro veículo no leste da China, capotando na pista de uma das rodovias mais movimentadas do país, que liga Pequim [capital] a Xangai. O acidente, que aconteceu na noite desta terça-feira, fez com que o tanque se rompesse, e a substância se espalhou pelos vilarejos locais, matando 28 pessoas.

O governo teve que providenciar a retirada rápida de dez mil moradores da Província de Jiangsu, onde a maioria do gás se espalhou, informou nesta quinta-feira a agência de notícias chinesa Xinhua.

O caminhão carregava o dobro do limite estipulado de cloro, que é de 15 toneladas. Dezenas de pessoas ficaram intoxicadas, e foram levadas a hospitais da região.

Redes de TV chinesas mostraram membros de equipes de resgate, usando máscaras de proteção, trabalhando no local do acidente. A entrada de um hospital estava lotada de pessoas usando inaladores de oxigênio.

Efeitos

O cloro também provoca queimaduras na pele e nos olhos, e pode matar ao provocar diversas lesões nos pulmões, segundo informações do Instituto de Saúde dos Estados Unidos.

As equipes de resgate empurraram o tanque para um fosso, e cobriram-no com plástico ensopado em líquido alcalino, em uma tentativa de evitar que o gás seja espalhado pelo vento.

O resgate envolveu mais de cem bombeiros, mas dez deles tiveram que ser tratados após sofrerem exposição ao gás. Vários fazendeiros reclamavam dos danos provocados no solo, que deverá, segundo eles, ficar impróprio para uso durante um ou dois anos, segundo a agência Xinhua.

Negligência

Autoridades chinesas acusam o motorista, Kang Zhaoyang, que fugiu após o acidente, de negligência por ter ocultado o fato de que o caminhão carregava cloro, quando entrou em contato com a polícia para avisar da colisão. Após o ocorrido, Zhaoyang se escondeu na cidade de Nanjing, próxima ao local, e foi encontrado pela polícia nesta quarta-feira.

Acidentes envolvendo substâncias químicas são freqüentes na China, principalmente vazamento de gases tóxicos.

No mês passado, um caminhão-tanque carregado de cloro explodiu na cidade industrial de Chongqing, matando nove pessoas e provocando a retirada de 150 mil residentes do local. Esse acidente também provocou a intoxicação de 450 pessoas, que sofreram lesões pulmonares.

Baixe nosso app:

Comments

comments

[apss_share]
Gazeta Admininstrator
Gazeta Admininstrator
196