DESDE 1994 SERVINDO À COMUNIDADE BRASILEIRA NOS ESTADOS UNIDOS.

Breaking news

O mundo está mais americano

Share

Nas minhas andanças pelo mundo já havia observado isto.

No Brasil, sempre ouvi muitas críticas e algumas até bem raivosas contra os Estados Unidos, mas a verdade é que sinto, desde adolescente, que o brasileiro critica mas adora “seguir” as tendências norte-americanas e principalmente o “american way of life”.

Digo desde a adolescência, porque é bem viva a memória do quanto a minha geração curtia conseguir comprar uma calça Lee, coisa rara e importada num pais fechado para importações, ou ouvir música americana, por exemplo. Eu até que era uma exceção, porque apesar de sempre admirar o modo de vida norte-americano, sempre curti muito a cultura brasileira e curto até hoje.

De acordo com uma pesquisa feita com mais de quinze mil pessoas, de 11 culturas, 10 países e oito línguas, a quem foi pedido que descrevessem melhor suas culturas em áreas chaves e descobriu-se que se aproximam mais da cultura norte-americana.

Os países pesquisados foram o Reino Unido, França, Alemanha, Espanha, Brasil, Austrália, México, Japão, Canadá e os Estados Unidos.

A pesquisa foi feita pela OdinText, uma plataforma de análise de textos, empresa que é utilizada pela Disney e Shell, entre outras.

Aqueles que dizem que a globalização está diluindo as culturas do mundo numa cultura só não estão muito longe disto, conclui o diretor da OdinText depois de analisar os dados.

Quando pensamos em cultura, frequentemente pensamos em termos de comida, música e costumes mas quando é pedido para as pessoas ao redor do mundo descreverem suas próprias culturas na suas próprias palavras, um atributo aparece claramente: a diversidade e o multiculturalismo.

O diretor da empresa que fez a pesquisa não se mostrou surpreso com o resultado já que os Estados Unidos é considerado um país que foi criado por uma mistura de raças e culturas, que criaram a sua própria.

Feliz é o país que pode se orgulhar de ser modelo, porém, cada cultura tem alguma coisa bacana. O mundo ficaria muito sem graça se todos fossemos iguais e gostássemos das mesmas cores.

A diversidade de tudo é importante e acrescenta valor as nossas vidas. Esta torre de Babel é que faz tudo ter muito mais graça.

Baixe nosso app:

Comments

comments

Share
Silvana Mandelli
Silvana Mandelli
Brasileira/americana, Silvana Mandelli resolveu, na terceira idade, escrever sobre suas experiências de vida, principalmente sobre viagens, sua grande paixão. Em seu blog "De bobagens a viagens", também compartiha aprendizados, observações sobre aquele assunto que estiver na mente e experiências que deram ou não certo, podendo assim deixar um legado para sua neta. Blog: www.debobagensaviagens.com
202