DESDE 1994 SERVINDO À COMUNIDADE BRASILEIRA NOS ESTADOS UNIDOS.

Breaking news

Aumenta rigor para concessão de visto aos EUA

Share

O Department of Homeland Security (DHS) anunciou a implantação de um novo questionário mais rigoroso que pede informações adicionais, entre elas redes sociais e histórico profissional e pessoal de até 15 anos, para emissão do visto para os EUA.

Divulgado pelo DHS na última quarta-feira, 31, o preenchimento com as novas informações pode ser solicitado pelas autoridades consulares quando determinarem que “tais dados são necessários para confirmar a identidade ou conduzir uma verificação de segurança nacional mais rigorosa”.

Dentre as novas informações estão: todos os números de passaportes anteriores, dados de redes sociais dos últimos cinco anos, endereços de e-mail e números de telefone e informações pessoais de até 15 anos atrás, incluindo endereços e histórico de empregos e viagens.

Porém, a verificação mais rígida se aplicaria apenas a solicitantes “que justificaram a investigação adicional em conexão com terrorismo, ou outra inviabilidade de visto relacionada à segurança nacional”.

As novas perguntas foram aprovadas pelo Escritório de Gestão e Orçamento no dia 23 de maio, apesar de críticas de diversas autoridades de educação e grupos acadêmicos durante o período de debate público.

Contrários à medida salientam que tais mudanças podem gerar problemas, pois, apesar da não obrigatoriedade, as falhas em fornecer as informações requeridas poderão acarretar em atrasos ou até impedir o processamento de vistos individuais e atrasar processos inclusive de estudantes e pesquisadores.

Com informações de Agências Internacionais.

Baixe nosso app:

Comments

comments

Share

Tags: ,,

Gazeta News
Gazeta News
200