DESDE 1994 SERVINDO À COMUNIDADE BRASILEIRA NOS ESTADOS UNIDOS.

Breaking news

ICE critica condado que liberou brasileiro sem informá-lo

Share

Agentes do U.S. Immigration and Customs Enforcement (ICE) e do Enforcement and Removal Operations (ERO) prenderam em fevereiro deste ano um brasileiro que havia sido liberado da prisão de Burlington County (NJ) em julho do ano passado, sem que o fato fosse comunicado à agência de imigração.

Segundo boletim do ICE divulgado no dia 10 deste mês, o município não honrou com o compromisso de comunicar aos agentes de imigração a liberação do brasileiro e aguardar que seus agentes o detivessem, que ficou “solto” desde então, e criticou tal ato.

“Como uma nação, temos de proteger a integridade do sistema de imigração e a remoção de estrangeiros ilegais, especialmente aqueles com uma história criminal – esta é uma das principais prioridades do ICE”, disse John Tsoukaris, diretor do escritório de campo do ERO de Newark.

O ICE entrou com o pedido de detenção do brasileiro Denner dos Santos, 22 anos, em 12 de julho de 2016, pouco depois das autoridades de Burlington County terem o libertado da custódia, mas só conseguiram prendê-lo no dia 22 de fevereiro, em Mount Holly.

O diretor ainda realçou que as ações do ICE têm o objetivo final de proteger a segurança pública e a segurança nacional, preservando o laço crítico entre a comunidade e polícia e que sem a colaboração da polícia local, a comunidade é posta em risco.

O ICE tem aumentado o ataque aos governos locais que não estão cumprindo com os pedidos de detenção, desde que o presidente Donald Trump ordenou que a polícia local deve informar sobre o status do imigrante detido.

Algumas vezes, de acordo com fontes anônimas com conhecimento da situação, o ICE irá pedir às polícias locais que mantenham o imigrante indocumentado preso até que algum agente da imigração possa o deter, o que poderia ter acontecido no caso Dos Santos.

Por outro lado, a lei define que uma prisão não pode manter o imigrante indocumentado detido sem autoridade legal, a não ser que tenha sido expedido o pedido de detenção.

As detenções feitas dessa forma pelo ICE têm sido duramente criticada pela ONG American Civil Liberties Union, que diz que os mandados do ICE não são obrigatórios, não garantem as prisões, que são caras para as comunidades locais e estaduais, tendo em vista que estas são responsáveis ​​por manter os imigrantes indocumentados na cadeia.

Dos Santos permanece sob custódia do ICE e o seu processo de remoção está pendente.

Baixe nosso app:

Comments

comments

Share

Tags: ,,

Gazeta News
Gazeta News
200