DESDE 1994 SERVINDO À COMUNIDADE BRASILEIRA NOS ESTADOS UNIDOS.

Breaking news

Alimentação saudável em pauta

Share

Materia - CopyNos últimos anos, houve um despertar da população para o assunto alimentação saudável. Muitos buscam informações, pois se deram conta de que as doenças aumentaram, por isso a preocupação na prevenção e/ou tratamento. Outros, por enquanto, apenas seguem a moda de ter o corpo sarado, a qualquer custo.

Não existe problema nenhum em querer ter um corpo lindo, sem acúmulos de gordura, com músculos aparentes. O problema hoje está na falta de consciência de muitos em relação ao que realmente é saudável para conquistar resultados.

Devido ao fato de a alimentação saudável estar em pauta, muitos querem opinar a respeito, dar uma receitinha, orientar um suplemento ou remédio mágico. Não estou falando apenas de indivíduos não-formados na área de saúde, mas também daqueles que exercem o papel de nutricionista, sem nunca terem estudado. Aí esta o perigo. Normalmente, a informação repassada é de estudos induzidos, sites de busca onde qualquer pessoa pode postar qualquer informação, são deduções de acordo sua bagagem profissional. Se fosse tão simples assim, não seriam necessários quatro anos de faculdade para estudar o alimento e o funcionamento do corpo para prescrição de dietas. Médicos, personais trainers e blogueiros não prescrevem dietas. Não confie em qualquer profissional, só porque ele é da área da saúde.

O alimento ou cura, ou mata! Como prescrever algo de forma generalizada se cada pessoa tem uma rotina alimentar? Se cada pessoa tem um metabolismo?

É necessário, sim, se preocupar com a alimentação, mas é necessário ter consciência. Esta matéria é um alerta para chamar sua atenção em relação ao que está em pauta nos dias de hoje. Segue abaixo uma lista de assuntos que julgo ser importante receber sua atenção.

1- Não tome suplemento de proteína porque você ouviu que faz o músculo crescer. Suplemento é feito para nos fornecer o que com a dieta (comida) não conseguimos. O excesso de proteína engorda, possui 4 kcal por grama, mesma quantidade que o carboidrato. Não jogre dinheiro no lixo e nem comprometa sua saúde;

2- Não elimine da sua dieta carboidrato só porque ouviu falar que emagrece. Seu corpo precisa de carboidrato, ele usa glicose para produzir energia. Na ausência da glicose, a proteina será utilizada e assim você poderá perder músculo, além de ter sobrecarga hepática e renal. Opte pelo carboidrato certo, aquele que possui fibra. Procure um profissional para lhe orientar. Tanto a qualidade quanto a quantidade influenciam no processo de emagrecimento e prevenção de doenças;

3- Não tome remédios para emagrecer, muito menos termogênicos. Todos, sem excessão, têm efeitos colaterais e podem te levar à morte;

4- Não resuma a sua alimentação do dia à batata doce, frango e clara de ovo. É necessário ter variedade de frutas, verduras, legumes e grãos em sua dieta, para que não tenha deficiências;

5- Não existe um único alimento capaz de fazê-lo emagrecer, portanto, não acredite em tudo o que você lê ou ouve falar!

Baixe nosso app:

Comments

comments

Share
Poliane Novaes
Poliane Novaes
Poliane Novaes é nutricionista, formada pela Universidade São Judas Tadeu (SP), fitness nutrition coach pela NESTA - Accredited by NCCA/USA e educadora física (bacharel e licenciatura) pela Universidade Nove de Julho (SP). Paulista, atualmente vive em Hallandale Beach, na Flórida.
202