DESDE 1994 SERVINDO À COMUNIDADE BRASILEIRA NOS ESTADOS UNIDOS.

Breaking news

Tecnologia Li-fi promete acesso à internet por meio da luz

Share

ledJá imaginou conseguir se conectar à internet apenas com uma lâmpada? Essa é a ideia proposta pela Li-fi (Light Fidelity), tecnologia que utiliza ondas de luz como sistema de conexão com apenas uma lâmpada de LED.

A transmissão utilizando a luz já existe há algum tempo, com os controles remotos das televisões, por exemplo. De lá para cá, muitos laboratórios vêm trabalhando em formas de se transmitir um volume maior de informação de maneira mais rápida e eficiente. Em 2011, o alemão Harald Haas, professor da universidade de Edimburgo, cunhou o termo Li-Fi, visando uma proposta em que cada lâmpada se torna um ponto de acesso à internet.

Para o sistema funcionar, a lâmpada de LED irá transmitir o sinal, fazendo pequenas oscilações na sua luz (em nano segundos, totalmente imperceptíveis), e precisará de um dispositivo que possua um receptor específico para isto, um sensor de luz que interprete este sinal.

Diferentemente do Wi-fi, que utiliza sinais de rádio para transmissão, com um limite atual de 867 Megabits por segundo, o Li-Fi funciona com luz não visível, atingindo velocidades muito superiores.

Por enquanto, o Li-Fi só funciona bem em ambientes fechados, motivo pelo qual a tecnologia seria melhor utilizada se fosse complementar ao Wi-Fi. “Em uma empresa que substitua o Wi-fi pelo Li-Fi, o celular ficaria completamente desconectado da rede se colocado no bolso ou na gaveta”, explica Thiago Ribeiro Claro, coordenador do curso de graduação Tecnologia em Sistemas para Internet do Centro Universitário Senac.

Baixe nosso app:

Comments

comments

Share
Gazeta News
Gazeta News
200