DESDE 1994 SERVINDO À COMUNIDADE BRASILEIRA NOS ESTADOS UNIDOS.

Breaking news

10 dicas de cuidados com o seu cabelo

A cutícula dos fios é a parte que sofre mais agressões. As maiores queixas são pontas-duplas, cabelos porosos, difíceis de pentear, quebradiços, eriçados. Quando os fios estão saudáveis, eles conseguem preservar as moléculas de água e proteína seladoras em seu interior, fazendo com que ele fique maleável, hidratado e com brilho. Nos cabelos danificados as cutículas permanecem abertas, isso faz com que o fio perca umidade, brilho e resistência. Os fios quimicamente tratados ficam hidrófilos ou porosos, isso quer dizer que sua capacidade de armazenar água em seu interior é maior do que a dos fios normais.

Assim como a pele, os cabelos também precisam de proteção solar. Os raios ultravioletas do sol destroem a queratina da cutícula, deixando os fios vulneráveis. Em contato com o córtex do cabelo, os raios UV queimam a melanina. Uma opção é usar produtos que contenham filtro solar, hidratar os cabelos após a exposição e usar bonés ou chapéus sempre que possível. Uma dica bacana é que o uso de fluídos siliconados nas pontas dos cabelos impede que eles se danifiquem com o vento, calor ou maresia.

Para quem vai curtir o verão brasileiro ou vive em áreas quentes praticamente durante todo o ano, como a Flórida, o cabelo fica exposto a uma série de danos constantes: a água do mar, o cloro da piscina e os raios solares, que deixam os fios sem vida e quebradiços. Para evitar o problema, confira uma seleção de cuidados simples e certeiros indicados pela dermatologista Paula Marsicano:

1- Mantenha os cabelos e o couro cabeludo sempre limpos. No verão, o suor, o calor e a umidade podem facilitar problemas como dermatite seborreica, vulgarmente conhecida como “caspa”. Quando fica muito exposto ao sol, o cabelo pede xampu e condicionador com proteção UV e ativos especiais, que previnem quebra, ressecamento e perda de brilho. Invista nas linhas de verão!

2 – Fios blindados! Proteja seus cabelos das radiações solares. Estas radiações, além de causarem danos à nossa pele, também agridem de forma intensa os fios, deixando-os mais fracos, quebradiços e sem vida. Vale usar bonés, chapéus e produtos sem enxágue que tenham filtro de proteção solar. Antes da praia ou da piscina, é fundamental espalhar no cabelo um leave-in com proteção solar. Esse tipo de cosmético “encapa” os fios, preservando tanto a nutrição quanto a beleza. Dê preferência aos cremes, exceto se o seu cabelo é fino – nesse caso, aposte nos sprays, mais leves. E, lembre-se: quando sair do mar, lave os cabelos com água doce antes de reaplicar o leave-in.

3 – Enxágue bem os cabelos após sair do mar e da piscina. Este cuidado evita os danos aos fios causados pela salinidade e por elementos usados para o tratamento da água da piscina.

4- Evite abusar de máscaras capilares diariamente quando estiver na praia ou piscina. Estes produtos não protegem os cabelos. Ao contrário, podem facilitar os danos causados pela água do mar e piscina, deixando os fios mais fracos e suscetíveis às quebras.

5- Evite manter os cabelos úmidos presos. Cabelos úmidos ficam mais fragilizados e o hábito de prendê-los ou de amarrá-los poderá acarretar em danos à estrutura dos fios.

6- Faça hidratações regulares! No calor, os fios armam, arrepiam e ressecam sobretudo por causa das lavagens mais frequentes e da ação do sol, do sal, da areia e do vento, que abrem as cutículas e tornam os fios porosos. Para reverter o problema, o ideal é aplicar semanalmente máscaras de nutrição ou de hidratação ricas em aminoácidos e óleos vegetais.

7- Evite abusar de químicas. No clima quente, principalmente, as agressões aos cabelos são maiores (vento, sol, água do mar, da piscina). Abusar de químicas coloca em risco a qualidade dos fios.

8- Escolha produtos que deixam os seus cabelos do jeito que você gosta. Não há muitas regras, exceto pelos produtos sem enxágue com filtro de proteção solar. Xampus, condicionadores e hidratantes capilares devem deixar seus cabelos bonitos e com aspecto de saúde.

9- Preserve a cor! O seu cabelo é tingido? Saiba que os raios ultravioletas oxidam a melanina (pigmento que dá cor aos fios), alterando a coloração. Para preservar o tom, invista em produtos que oferecem proteção extra.

10 – Frente fria! Se você não dispensa o secador nem no auge do verão, lembre-se que as altas temperaturas aumentam o ressecamento dos fios, roubando o brilho, a maciez e o movimento deles. Use o aparelho no modo frio, a uma distância de aproximadamente 30 cm da cabeça. Os modelos mais novos vêm com a emissão de íons, que não deixam que o cabelo fique elétrico ou arrepiado.

Baixe nosso app:

Comments

comments

Tags: ,

Priscila Honorato
Priscila Honorato
Pricila Honorato é natural de Brasília, graduada em jornalismo. No Brasil, já foi produtora, repórter e assessora de imprensa. Hoje, atua na área de beleza, como maquiadora profissional e designer de sobrancelha, e se mantém antenada a um estilo de vida saudável.
238